Unisinos, há 55 anos transformando paixão em profissão

Crédito: Arthur Woltmann

Nessa quarta-feira, 31 de julho, Dia de Santo Inácio de Loyola, a Unisinos comemora 55 anos. Autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) em 1969, são mais de cinco décadas transformando paixão em profissão. Com excelência em educação, a Unisinos contribui, por meio de sua atuação, suas pesquisas e inovação, sua responsabilidade social e ambiental, com o futuro da sociedade. E essa história começou em 24/11/1953, quando o Presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto Nº 34.680, concedeu a autorização para o funcionamento dos cursos de Letras Clássicas e Filosofia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Cristo Rei. Com esses primeiros cursos, a Faculdade se desenvolveu e passou a operar, em 1969, como uma universidade. Sendo o início da história da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Dentro das celebrações da data, durante a manhã, a Unisinos realizou uma Missa de Ação de Graças, aberta ao público, na Capela Universitária, campus de São Leopoldo. A missa foi presidida pelo Pe. Pedro Gomes, e concelebrada pelos padres Antônio Tabosa Gomes, José Ivo Follmann, José Roque Junges e Cledinei Clovis Cavalheiro. Durante a celebração, Pe. Pedro destacou a Unisinos enquanto universidade jesuíta e a importância de seu enraizamento em Santo Inácio de Loyola, contribuindo para a formação da pessoa humana. No próximo mês, será realizada uma atividade de celebração para os colaboradores. Ao longo do ano, outras atividades alusivas aos 55 anos têm sido desenvolvidas pela Universidade e suas Escolas.

Crédito: Arthur Woltmann

“A Unisinos celebra seus 55 anos reafirmando seu compromisso com a ciência, a pesquisa e a responsabilidade socioambiental. Reconhecemos com gratidão o trabalho dedicado de homens e mulheres que ajudaram a construir a história da nossa Universidade. Olhamos para o futuro com muita esperança e sempre guiados pela tradição espiritual da Companhia de Jesus. Continuaremos formando cidadãos e cidadãs capazes de empreender para o bem próprio, de suas comunidades e do planeta.”, pontuou o reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, que está na Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), em Brasília.

A Unisinos é uma instituição jesuíta de educação superior, com mais 150 mil alunos diplomados a partir dos princípios humanísticos. Há mais de 10 anos, está entre as 5 melhores universidades privadas do Brasil. Com campi em São Leopoldo e Porto Alegre, além de polos de ensino a distância na Região Sul, tem seus cursos de Graduação e Pós-Graduação ancorados em seis Escolas: Humanidades, Saúde, Indústria Criativa, Direito, Gestão e Negócios e Politécnica.  A Responsabilidade Social Universitária é presente com seus 16 projetos sociais, atendendo 39 mil pessoas. Com ecossistema em Ciência, Tecnologia e Inovação, explora as fronteiras da tecnociência para construir o amanhã da sociedade.

Confira mais imagens da missa aqui.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar