Unisinos faz parte do conselho da IALS

Decano da Escola de Direito, Vicente de Paulo Barretto está no cargo há um ano e conta um pouco mais sobre a associação

Criada em 2005, a Associação Internacional das Escolas de Direito (IALS, sigla em inglês de International Association of Law Schools) reúne 150 escolas de direito de 50 países. “Essa organização funciona por meio de uma junta diretora, composta por 11 pessoas, da qual eu faço parte”, explica o decano, Vicente de Paulo Barretto.

Reuniões acontecem durante o ano em vários países, paralelamente às reuniões da diretoria. “Nelas, é trabalhada a elaboração de critérios de avaliação para a qualificação dos cursos de direito, buscando – se for possível – um patamar de avaliação comum universal das diferentes cursos e realidades jurídicas”, comenta Vicente. Como cada país possui uma realidade diferente, eles têm defendido a tese de que nas sociedades democráticas, há um patamar comum.

No próximo ano, o decano destaca uma importante visita que está prevista para a Unisinos. “Nós estamos trazendo uma professora, que é decana da faculdade de direito da Universidade de Berkeley, na Califórnia. Ela é uma grande avaliadora e vamos conversar não de sistemas de avaliação, somente, mas o que estamos fazendo na Escola de Direito. Queremos ter uma perspectiva externa dela, internacional, para fazer o que o padre Marcelo [Fernandes de Aquino, reitor] propõe: transformar essa universidade num centro global de pesquisa.”

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar