Na última semana, a comitiva, formada por Guilherme Trez, pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos e Silvio Bitencourt, gestor executivo do Tecnosinos, realizou imersão no ecossistema de inovação de Singapura na segunda parte da Missão Internacional da Anprotec 2024, que teve início com o Dia da Inovação do Brasil em Nairóbi e participação na Conferência IASP 2024 que integrou cerca de 70 países.
Dentre os 133 países apresentados no Global Innovation Index 2024, Singapura está na 4ª colocação deste ranking. Para Bitencourt, o alto índice inovativo do país asiático foi o grande motivador para que visitas em diferentes universidades e empresas fossem realizadas pela comitiva, ampliando o conhecimento e trazendo inspirações para o ecossistema de Inovação de São Leopoldo.
Entre as instituições de ensino visitadas estão a Lee Kong Chian School of Medicine e a Singapore Management University, contatadas pelo pró-reitor para alavancar possibilidades de parceria e estreitamento de relações com a Unisinos por meio da Escola de Saúde e da Escola de Gestão e Negócios.
Considerando algumas empresas do Tecnosinos e os desafios da indústria 4.0, o grupo visitou o Singapore Centre for 3D Printing, espaço focado em impressão tridimensional. Outro importante espaço visitado foi o Intellectual Property Office of Singapore (IPOS), entidade focada em propriedade intelectual, onde a troca visa aprimorar a visão do parque sobre o assunto tão relevante para os seus residentes.
Na próxima semana, o gestor executivo do Tecnosinos fará um encontro com o Ecossistema de Inovação de São Leopoldo para compartilhar os conhecimentos obtidos através dos diferentes eventos que a missão oportunizou.