A Unisinos recebeu, na última sexta-feira, 29/11, na Sala Padre Frantz, no campus de Porto Alegre, a equipe diretiva da Receita Federal para assinatura de convênio que oficializa a parceria do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal Aduaneiro (NAF Aduaneiro) com o órgão público.
O Núcleo oferece orientação e apoio técnico especializado em questões aduaneiras para a comunidade, especialmente para pequenas e médias empresas, microempreendedores e pessoas físicas que necessitam de assistência em processos de importação e exportação. Para isso, trabalha na orientação sobre tributações, documentação necessária, regimes especiais e obrigações fiscais relacionadas ao comércio exterior. O Núcleo contribui, também, para a formação de estudantes e profissionais em áreas contábeis e fiscais, desenvolvendo suas habilidades práticas através de atividades e atendimentos supervisionados.
Para a solenidade, estavam presentes a Equipe Diretiva da Receita Federal, composta por Daniel Brasil Balbao e Ingrid Ruschel Coimbra. Pela Unisinos, estavam presentes o decano da Escola de Direito, Miguel Wedy, a gerente de Lato Senso, Josiane Porto, o gerente de Graduação, Micael Behs, o coordenador do NAF Aduaneiro, Rafael Bassani, e Augusto Oliveira da Silva Neto, da Gerência dos Programas de Pós-Graduação.
Transformadora colaboração
Para Miguel Wedy, o papel da universidade é se integrar cada vez mais com o Estado e com as iniciativas privadas. O decano acredita que, trazendo projetos e parcerias para dentro da academia, é possível realizar discussões muito interessantes. “Nos traz um conhecimento tanto teórico quanto prático, indo além das pesquisas que fazemos na universidade”, disse.
Daniel Brasil Balbao ressaltou a importância da Receita Federal como uma instituição pública, como um sistema de relevância para o país, que cumpre um papel essencial na organização e na fiscalização do comércio, protegendo as fronteiras promovendo a justiça fiscal. Segundo ele, a união com a Unisinos, considerada uma das melhores universidades do país, é um privilégio. “Esse convênio não apenas abre portas para o acesso ao treinamento prático e experiência enriquecedoras, mas também permitirá a disseminação de conhecimento especializado para beneficiar toda a comunidade acadêmica”, pontuou.
Balbao elogiou o investimento da Unisinos na formação de profissionais mais bem preparados para enfrentar os desafios do mundo globalizado. “Ao mesmo tempo, fortalece a instituição pública, com acesso a novas ideias e pesquisas. A Receita Federal tem muito o que aprender nessa área com a academia”, avaliou.