Unisinos e Prefeitura de Porto Alegre firmam parceria para ampliação do Programa Esporte Clube Social

Crédito: Alex Rocha/PMPA

Na manhã desta sexta-feira, 6/12, no campus de Porto Alegre, foi assinado o convênio que marca a ampliação do Programa Social Esporte Clube, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) em parceria com grandes clubes da capital. A assinatura, entre a Unisinos e a Prefeitura de Porto Alegre, simboliza um novo capítulo para o projeto, que visa promover a inclusão social e a promoção de talentos esportivos entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Crédito: Fânny Ferreira

O reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, destacou a importância da parceria com a prefeitura de Porto Alegre, enfatizando a capacidade de gestão e sensibilidade como chaves para o sucesso do projeto, que visa beneficiar principalmente os estudantes. “Essa parceria possibilita ao nosso aluno o envolvimento para ampliar o seu campo de visão e aprofundar a experiência universitária”, pontuou.

A secretária de Esporte, Lazer e Juventude de Porto Alegre, Débora Garcia celebrou o fortalecimento do programa. “Nosso foco é na transformação social das crianças e jovens de Porto Alegre, por meio do esporte. Essa parceria é fundamental porque nos permite ampliar os serviços oferecidos ao cidadão, combinando a nossa gestão do projeto com o know-how da Unisinos na área da saúde”, destacou.

A Unisinos assume o papel de coordenadora da área de cuidados e bem-estar do projeto, contribuindo com sua expertise acadêmica e social por meio da Escola de Saúde, envolvendo alunos e professores em atendimentos de psicologia, nutrição, educação física, entre outros. Além disso, será responsável por organizar, catalogar e prestar assistência às crianças e adolescentes atendidos pelo programa.

Crédito: Fânny Ferreira

Denise Zaffari, decana da Escola de Saúde, enfatizou a relevância da parceria colaborativa, que irá qualificar a formação dos estudantes da área. “A Escola de Saúde da Unisinos tem um compromisso com a sociedade e com o desenvolvimento regional. Como Universidade Jesuíta temos a responsabilidade de formar profissionais com excelência acadêmica, mas também engajar na missão de colocar o conhecimento a serviço de uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva”, ressaltou.

Augusto Dotto, um dos coordenadores do curso de Educação Física, lembrou a experiência da Unisinos com projetos sociais. Ele também é coordenador do Projeto Esporte Integral (PEI), que há 36 anos é mantido pela Universidade atendendo crianças e adolescentes de São Leopoldo em situação de vulnerabilidade social. Na sequência, o professor Jorge Teixeira, também coordenador do curso de Educação Física, destacou a relevância da parceria para a comunidade acadêmica e social. “A Unisinos, pela Escola de Saúde, faz essa parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre com a intenção de inserir nossos estudantes na realidade esportiva da cidade. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens que sonham com uma trajetória esportiva. Queremos que essas crianças tenham a oportunidade de sonhar e se desenvolver como esportistas”, completou.

Com aulas gratuitas em diversas modalidades como natação, futsal, futebol, esgrima, basquete, jiu jitsu, vôlei, judô, atletismo, entre outras, o Programa Social Esporte Clube é voltado a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com renda familiar de até três salários-mínimos. Os treinos são realizados em parceria com clubes renomados de Porto Alegre, como Grêmio Náutico União, Sogipa, Geraldo Santana, AABB e SESC.

Um dos exemplos de sucesso do programa é o atleta olímpico do salto em distância Samory Uiki, da Sogipa, que iniciou sua trajetória esportiva em 2005 por meio desta iniciativa. “Tudo começou com um projeto social. Precisamos ter a noção do quanto inciativas sociais impactam a vida das pessoas. Muitas crianças e jovens têm a oportunidade de mudar suas vidas através do esporte e da educação. O esporte não é só sobre competição, mas é sobre dar oportunidade para pessoas mudarem suas vidas”, enfatizou.

Crédito: Alex Rocha/PMPA

A promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre, Cinara Braga, destacou a importância da iniciativa inserindo o esporte e estimulando o estudo para aproximadamente 100 crianças e adolescente beneficiados pelo projeto. “É bom termos a Unisinos nessa parceria, com este olhar sensível e boa vontade com os mais vulneráveis”, finalizou.

Crédito: Alex Rocha/PMPA

O evento contou com a presença da imprensa e de autoridades, representantes dos clubes parceiros e convidados. A ação reforça o compromisso da Unisinos e da Prefeitura de Porto Alegre em transformar o esporte em uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento humano.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar