Unisinos e Ilades juntos na Educação Ambiental Corporativa

Crédito: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira, 21/6, a Unisinos e o Instituto Latino Americano de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Ilades) assinaram convênio para a criação de cursos de Educação Ambiental Coorporativa. A parceria acontece por meio da Escola de Direito da Universidade.

“Hoje é um dia importante nessa aliança que estamos iniciando. Entendemos que a Educação é a que transforma. Aliás, os educadores religiosos fazem com muita excelência esse papel. Vamos começar essa caminhada que tudo indica que será próspera”, afirmou o presidente do Ilades, Marcino Fernandes Rodrigues Junior, que destacou sua relação com a educação jesuíta desde a infância.

“O tema da educação ambiental reforça um valor institucional da Unisinos, o da Justiça Socioambiental. Esse entendimento foi construído no âmbito da Companhia de Jesus, onde se reconhece que o desequilíbrio ambiental é também um drama social e uma demanda de justiça, especialmente para os mais empobrecidos. É necessário ressignificar o que entendemos por “progresso” e “desenvolvimento econômico” de maneira a conciliá-los com a sustentabilidade. Acreditamos que a educação tem o poder de promover essa mudança, e pretendemos realizar isso por meio desta parceria entre a Unisinos e o Ilades”, pontuou o reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci.

A iniciativa entre a Unisinos e o Ilades visa à criação de um portfólio de novos produtos de Lato Senso e Curta Duração, eventos, pesquisas e projetos, desenvolvidos de modo colaborativo entre as instituições para capacitar o setor empresarial para temas ligados ao meio ambiente e mudanças climáticas, sob a perspectiva do Direito.

“Esse é um momento histórico para a Escola de Direito que tem dois alicerces muito definidos. Temos um compromisso com a excelência, ontem mesmo recebemos o selo de Qualidade OAB. Só 10% das instituições de ensino jurídico do país receberam esse selo, somos a única universidade privada da região metropolitana de Porto Alegre a obter. Temos esse compromisso de excelência e o de integração de saberes. Estamos juntos para efetivarmos uma alternativa para o nosso Estado, para vencer as barreiras, enfrentar as dificuldades e mantermos a nossa tradição histórica de um Estado vencedor, pujante e forte, que continuará crescendo com a nossa força e com a nossa capacidade”, enfatizou o decano da Escola de Direito da Unisinos, Miguel Wedy.

Após a assinatura, o Ilades prestou uma homenagem aos jornalistas Juliana Bublitz, colunista do Informe Especial do Jornal Zero Hora; Guilherme Kolling, editor chefe do Jornal do Comércio; e Telmo Flor, editor chefe do Jornal Correio do Povo. Os jornalistas recebem a escultura “João de Barro”, da artista Gloria Corbetta, pelo trabalho e pelas ações voltadas à sustentabilidade.

Na sequência, foi realizada a palestra Diálogos Sustentáveis: Instrumentos Econômicos de Tutela Ambiental, ministrada pelo Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP/RS), Daniel Martini.