Unisinos disponibiliza edital para bolsas de Graduação Presencial  

Ação é destinada a ingressantes pretos, pardos, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Unisinos está com inscrições abertas para o processo seletivo de Bolsas Afirmativas – Edital complementar. No total, serão 15 bolsas integrais, para alunos ou ingressantes pretos, pardos, quilombolas, indígenas ou PCDs, na Graduação, modalidade presencial, em 2025/1. 

A iniciativa reforça o compromisso da Universidade com a inclusão e a equidade no acesso ao Ensino Superior, alinhando-se à sua Política Antirracista e à perspectiva da Companhia de Jesus sobre o Direito Universal à Educação de Qualidade (DUEQ). 

Essa é a segunda chamada do processo seletivo de Bolsas Afirmativas. Em novembro de 2024, a Unisinos já havia disponibilizado 30 bolsas sociais, e agora, com esta nova etapa, busca preencher as vagas remanescentes. As inscrições podem ser realizadas até 21 de fevereiro de 2025.

O edital contempla mais de 60 cursos de Graduação na modalidade presencial, exceto: Design, Gestão para Inovação e Liderança (GIL), Medicina, Realização Audiovisual e Relações Internacionais.

Inclusão e equidade 

A Unisinos tem desenvolvido ações concretas para combater desigualdades raciais no Ensino Superior. Sua Política Antirracista busca enfrentar o racismo estrutural, ampliar a presença de pessoas negras e indígenas na universidade e garantir a permanência estudantil desse público. A ampliação das Bolsas Afirmativas é um dos pilares dessa política, que também envolve o fortalecimento de espaços de diálogo, pesquisa e formação sobre questões raciais.

Além disso, a proposta também dialoga diretamente com o conceito do Direito Universal à Educação de Qualidade (DUEQ), promovido pela Companhia de Jesus. Esse documento destaca a educação como um direito humano fundamental, defendendo que instituições de ensino devem atuar para reduzir desigualdades e oferecer oportunidades equitativas para grupos historicamente marginalizados. 

Confira os Requisitos para a inscrição:  

  • Ser preto(a), pardo(a), quilombola, indígena ou pessoas com deficiência;
  • Ser aluno da Unisinos ou estar aprovado em um dos processos seletivos para ingresso nos cursos de Graduação presencial (Processo de Seleção com aproveitamento do desempenho obtido no Enem ou Processo de Seleção Vestibular), para o primeiro semestre letivo de 2025, até o dia 21/02/2025, conforme definido no presente edital;  
  • Ser brasileiro;  
  • Não ser portador de diploma de curso superior;  
  • Atender ao nível de carência financeira definido pelo Edital. 

Para fazer a sua inscrição, acesse

A iniciativa reafirma a identidade da Unisinos como uma instituição comprometida com a Justiça Social e a democratização do Ensino Superior, garantindo que a Educação de Qualidade seja um direito acessível a todos.  

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar