Unisinos conta com laboratórios da Trimble

Trimble Technology Labs foram implantados em ambos os Campi. Universidade é a segunda no país a recebê-los

Crédito: Arthur Woltmann

A Escola Politécnica da Unisinos, em parceria com a Gabster, passa a contar com dois laboratórios da Trimble, um em São Leopoldo e outro em Porto Alegre. Os Trimble Technology Labs (TTLs) são laboratórios implementados pela Trimble em universidades de destaque ao redor do mundo, oferecendo soluções de última geração para estudantes e professores nas áreas de arquitetura e engenharia.

Atualmente, apenas 30 instituições são contempladas, sendo a Unisinos a segunda no Brasil, ao lado da USP. Como parte do convênio, a Unisinos recebeu diversos softwares, representando um investimento de US$ 15 milhões. Os TTLs foram instalados nas salas TEDU 211 em Porto Alegre e C08 100L em São Leopoldo, acompanhados de um projeto de sinalização e adesivagem.

“A criação dos laboratórios foi uma iniciativa da Gabster, plataforma que conecta arquitetos, designers e especificadores à indústria”, explica o CEO da empresa, Cleandro Nilson. Em 2017, Nilson identificou a existência do programa Trimble Technology Labs dentro da Trimble, empresa norte-americana detentora do software SketchUp. Esse programa possibilita que instituições de ensino tenham acesso às ferramentas do portfólio da Trimble. Após contato inicial com a Unisinos, a Trimble visitou a Universidade e aprovou o investimento.

“O Trimble Technology Lab representa uma tendência de mercado. Nosso objetivo é contribuir para a formação de profissionais qualificados e atualizados com as tecnologias mais avançadas”, afirma Nilson.

Adalberto Heck, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos, expressa entusiasmo com a iniciativa. “Esses laboratórios proporcionarão aos estudantes o contato com as mais recentes ferramentas de software para o desenvolvimento de seus projetos estruturais e de viabilidade. Com essa oportunidade, eles estarão mais preparados para atender às demandas profissionais do mercado e das indústrias”, destaca.

Unisinos e Gabster

A relação entre a Gabster e a Unisinos é de longa data: a empresa teve origem em 2012 como uma startup incubada no Tecnosinos. Desde o seu início na Incubadora Unisinos, a Gabster desenvolveu a proposta de integrar a indústria ao mercado da arquitetura. Em 2015, a empresa foi graduada com excelência e hoje está localizada no Prédio Partec, dentro do Parque Tecnológico da Unisinos.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar