Unisinos celebra talentos na 23° Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul 

Crédito: Divulgação

A cerimônia de premiação da 23° Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul (OQRS) foi realizada na última segunda-feira, 9/12, no Auditório Pe. Werner do campus de São Leopoldo. O evento reuniu mais de 500 pessoas, incluindo estudantes, familiares e professores, para celebrar os melhores desempenhos na competição que contou com 3.263 estudantes inscritos, 98 escolas participantes e abrangência de 46 municípios. 

A competição é destinada aos alunos do Ensino Médio e Técnico de escolas federais, estaduais, municipais e particulares do estado. O evento é anual, promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ) em parceria com diferentes com instituições educacionais gaúchas. A Unisinos, além de ser um dos polos de aplicação de provas, sediou também a cerimônia de encerramento, envolvendo todos os inscritos no estado. Durante a premiação, foram concedidas 60 medalhas e 221 menções honrosas, além de premiações especiais, como as medalhas “Yeda Dick” e “Otto Ohlweiler”.  

A professora Janice da Silva, da Escola Politécnica e membro da comissão organizadora da OQRS, destacou a importância do evento para o estímulo ao estudo da Química. “Nós percebemos que a olimpíada é de grande importância para a descoberta de futuros talentos da área, segmento-líder nas economias desenvolvidas. Isto representa um estímulo à formação dos futuros profissionais.” 

Crédito: Divulgação

A Unisinos, parceira da OQRS desde 2013, desempenhou um papel central na organização e recepção dos participantes, reafirmando seu compromisso com a excelência na formação acadêmica. Professores e estudantes do curso de Engenharia Química da Universidade estiveram diretamente envolvidos no evento, garantindo uma acolhida calorosa aos convidados. “A cerimônia de premiação é um momento especial para os estudantes e para as escolas. É somente neste momento que eles são informados da sua posição na modalidade em que competiram. É um momento de grande satisfação”, destacou a professora Janice. 

A cerimônia foi dividida em etapas, com a divulgação dos resultados das modalidades M1, M2 e M3, que englobam desde o 9º ano do Ensino Fundamental até a 4ª série dos cursos técnicos. As medalhas “Yeda Dick”, destinadas às meninas com melhor desempenho, e “Otto Ohlweiler”, que reconhece estudantes de escolas públicas, foram um dos pontos altos da premiação. 

A 23° Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul encerrou com uma cerimônia de celebração e reconhecimento, reafirmando seu papel como uma agente de incentivo ao estudo e à valorização da ciência no estado. Com a sua participação, em mais uma edição, a Unisinos reiterou seu compromisso com a formação de futuros profissionais e a valorização da educação. A parceria se consolidou com um marco na trajetória acadêmica dos jovens participantes, trazendo novas oportunidades e desafios.  

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar