Na última segunda-feira, 20, a Unisinos, representada pelo vice-reitor, Artur Jacobus, assinou um termo de cooperação para realizar projetos técnicos de reurbanização no município de Viamão. A assinatura aconteceu no Ministério Público do Rio Grande do Sul – MPRS, também assinaram o termo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e a Prefeitura Municipal de Viamão.
O objetivo da cooperação é que as universidades subsidiem a realização de projetos e estudos técnicos de Regularização Fundiária Social de áreas urbanas e públicas para a execução do projeto Agora a Casa é Minha, do MPRS, em Viamão. A iniciativa tem como finalidade incorporar os núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano, ainda, com a titulação de seus ocupantes.
Artur explica qual será o papel da Unisinos no Projeto de Regularização Fundiária em Viamão. “Nossos alunos e professores vão realizar estudos que irão subsidiar o projeto urbanístico necessário para incorporar núcleos urbanos informais de Viamão ao ordenamento territorial urbano da cidade e a titulação de seus ocupantes”.
O vice-reitor conta que se trata de um convênio muito especial, porque permite aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, sob a supervisão de seus professores, conjuguem aprendizagem e atividades extensionistas. “Nossos alunos participarão de um projeto que vai desenvolver soluções para os problemas de moradia no município de Viamão. Será uma excelente oportunidade de aprendizagem com geração de impacto positivo para a comunidade local”, afirma.