A Unisinos acredita que 2022 é um momento especial para discutir métodos e tendências da educação. Desde março de 2020, com a pandemia de covid-19, o mundo não sofreu um forte abalo apenas do ponto de vista sanitário. Boa parte das atividades nas sociedades humanas foram impactadas com o isolamento e as alterações na forma como muitas coisas precisaram ser feitas a partir de então. Com a educação não é diferente.
Para tanto, organiza, desde o fim de março, o Ciclo de Debates sobre a Educação Superior no Pós-Pandemia. São quatro encontros com palestrantes de dentro e fora da Unisinos, sempre das 17h às 19h.
O terceiro ocorre na próxima quarta-feira, 27/04, e tem como tema Educação Digital e Ambientes Híbridos de Aprendizagem no Ensino Superior. O Ciclo chega ao fim no dia, 11/05, com a temática Universidade Como Espaço de Formação Cidadã.
A professora Viviane Weschenfelder, coordenadora da Formação Docente da Unisinos, afirma que o ciclo é importante não somente para alunos e professores, mas para a própria gestão universitária deste ponto em diante. “As decisões institucionais que tomarmos precisam considerar o atual cenário, não somente na educação, mas em todo aspecto da transformação digital pela qual a sociedade passa”, ressalta.
Para aumentar o escopo da discussão, cada encontro traz um convidado de fora da universidade, mais um professor debatedor do quadro docente da Unisinos.
Nem só de redes sociais
A terceira palestra traz um convidado internacional: o professor José António Moreira, da Universidade Aberta (Portugal). A discussão contará também com a professora Adriana Amaral, do PPG de Ciências da Comunicação da Unisinos.
Segundo Adriana, é necessário mostrar o que está sendo discutido nesse aspecto não somente para dentro, mas também para fora da academia. “Isso já vem a um certo tempo, mas agora, com a pandemia, isso precisou vir com mais força. Isso não supera o paradigma da presencialidade, mas nos coloca outras práticas docentes à disposição”, aponta.
De acordo com a professora da Unisinos, as redes sociais dão a falsa sensação às pessoas de que elas dominam a tecnologia. “O senso comum faz as pessoas acharem que sabem, mas quando se vai ver na prática, não é isso que ocorre. Por isso que a pesquisa é importante, pois precisamos encontrar denominadores comuns”, explica.
Serviço
O quê: Educação Digital e Ambientes Híbridos de Aprendizagem no Ensino Superior
Quando: quarta-feira, 27/04, das 17h às 19h
Palestrante: José António Moreira (Universidade Aberta – Portugal)
Debatedora: Adriana Amaral (PPG Ciências da Comunicação)
Para participar, basta realizar a inscrição clicando aqui.
O quê: Universidade como espaço de formação cidadã
Quando: quarta-feira, 11/05, das 17h às 19h
Palestrante: Cláudio Dalbosco (Universidade de Passo Fundo)
Debatedora: Betina Schuler (PPG Educação)
Para participar, basta realizar a inscrição clicando aqui.