Uma avaliação com um sabor especial

Mostra de Novos Talentos da Gastronomia acontece até o dia 12 de dezembro

Alunos da graduação em Gastronomia preparam pratos para serem avaliados por uma banca como trabalho de final de curso

Elaborar um menu, com tema livre e harmônico, dentro de um determinado horário, utilizando as técnicas aprendidas ao longo de três anos. É esse o desafio que os alunos do 6º semestre da graduação em Gastronomia terão que cumprir, na edição comemorativa de 10 anos da Mostra de Novos Talentos.

O evento, que está acontecendo desde segunda-feira, 1º de dezembro, é o instrumento de avaliação dos alunos, que se habilitam em receber o diploma de tecnólogo. Ontem, dia 4, os alunos Bruna Lima, Camila Johnston, Daniel Alves Antonio e Karen Kempfer passaram por este desafio. Eram 19h30 quando começou. Os quatro apresentaram seus menus a suas respectivas bancas avaliadoras, compostas por: um técnico, que pode ser algum profissional do mercado ou professor; um representante da Unisinos e um convidado do próprio aluno.

”Esse é um momento que representa uma situação real. Os alunos são responsáveis pela cozinha e demonstram as habilidades técnicas que desenvolveram ao longo do curso”

Ágata de Britto, Coordenadora do curso

Feita as apresentações, os estudantes se encaminharam diretamente para a cozinha, onde começaram a preparar seus pratos. Nesse momento cada detalhe era importante. O tempo de cozimento, a montagem de cada prato, a delicadeza dos detalhes. Afinal, além de agradar o paladar, aos olhos era fundamental a beleza culinária. Mas os quatro alunos não estavam sozinhos, pois cada um possuía uma equipe, composta pelos colegas da graduação, que auxiliavam na cozinha e, também, ao servir às mesas.

“Esse é um momento que representa uma situação real. Os alunos são responsáveis pela cozinha e demonstram as habilidades técnicas que desenvolveram ao longo do curso. Esse menu tem a autoria do aluno e envolve o emocional, o trabalho e a entrega dele ao mercado”, fala Ágata de Britto, coordenadora da graduação.

Raquel Diesel, proprietária do Abuelita Café Bistrô e egressa da turma de 2004, presenciou a dedicação dos estudantes. Surpresa com as mudanças no curso, em comparação a esses 10 anos, ela elogia a organização e o progresso da graduação, e recorda os tempos de universitária. “Me lembrei do desespero quando passei por essa situação”, comenta.

Ao final dos trabalhos, Bruna, Camila, Daniel e Karen tiveram um retorno com as considerações de suas bancas – o resultado eles saberão mais tarde. A Mostra terá continuidade até a próxima sexta, dia 12, quando todos os alunos da disciplina terão finalizado os seus menus. Para quem quiser acompanhar, ela está sendo realizada na sala bistrô (bloco C, da Escola de Saúde Unisinos Mãe de Deus), entre 19h30 e 21h30.