A claraboia da Biblioteca Unisinos, no campus de São Leopoldo, sediou no sábado, dia 28/9, um encontro de entusiastas de jogos de tabuleiro e RPG. O evento reuniu mais de 50 estudantes e interessados pelo assunto para participar de diferentes atrações.
Entre as atividades, talks com egressos do curso de Jogos Digitais, oficinas e bancas com jogos e boardgames (jogos de tabuleiro) – disponibilizados pela Pytanga Estúdio, Jotun Raivoso, Toca do Rato, RB Learning, Coisinha Verde, Água Viva XP e Urutau Produtora.
O evento faz parte das comemorações dos 20 anos do curso de Jogos Digitais. Faz parte da terceira “missão” da campanha de comunicação criada para celebrar a data. Na oportunidade, alunos da Unisinos puderam retirar mais uma insígnia (adesivo) para colar no inventário (álbum). Quem completar a coleção poderá participar de um sorteio no final do semestre.
Representatividade feminina nas palestras
As apresentações começaram no início da tarde, com a egressa do curso de Jogos Digitais Raissa Schereen, que conversou sobre o seu trabalho “A boneca da Nina”, projeto da Unisinos com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas. Trata-se de um jogo online que acompanha a história de Nina, uma adorável e bonita menina que não imagina que sua mãe está enfrentando um câncer de mama.
A ex-aluna comenta que é uma honra poder participar de um evento desse nível. “Ainda mais na área de computação, em que mulheres ainda enfrentam muitos desafios, apesar do apoio valioso que recebemos dos professores”, observa. Raissa espera que a sua palestra inspire mais pessoas a seguirem suas paixões, independentemente do que for esperado que alguém da área seja. “Sei que não sou a única a buscar esse espaço. Iniciativas como Django Girls (ONG) e Unimulherada (Unisinos) são excelentes exemplos de espaços que promovem a força e o entendimento necessários para navegarmos em situações em que não se espera a nossa presença”, comenta.
A aluna do curso Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Artes e Tecnologia (Bihat) Juliana da Silva se interessou pelo projeto. “Achei muito rico o trabalho. Acredito que a sensibilidade artística e pessoal que ela trouxe configurou uma nova visão para a profissão. É muito mais do que entretenimento, é uma ferramenta que transforma a experiência traumática como o câncer em algo mais lúdica e acolhedora”, reflete.
O mundo do boardgame
Outro destaque do evento foram os jogos de RPG e boardgames. Uma das bancas era a da Urutau Produções, que realizou a oficina “O Retrato – One Shot de RPG no Sistema Tormenta20”. Um dos criadores da produtora, Juliano Schimitt, ajudou a ministrar as partidas durante o dia. “A Urutau tem como objetivo ajudar na popularização do RPG, e a gente não poderia ter saído mais satisfeito do evento. Pessoas que não se conheciam saíram de lá conversando sobre a experiência. Isso é uma amostra do que os jogos são capazes de proporcionar”, explica. As partidas aconteciam em todas as bancas, com diferentes jogos.
Muitos visitantes conheceram diferentes formas e sistemas de jogo, como no caso do estudante de Jogos Digitais Tiago Gazzola, que já conhece RPG há seis anos, mas nunca tinha usado o sistema Tormenta20. Aluno desde 2020, foi durante o evento que Tiago conseguiu interagir com seus colegas da Atomic Rocket, a agência experimental de Jogos Digitais da Unisinos. “Foi incrível poder jogar boardgames com meus colegas, com quem basicamente só interagia virtualmente pelo home office. Já estamos planejando novas partidas com os jogos que compramos no próprio evento”, conta animado.
Futuras edições
O coordenador do curso de Jogos Digitais, João Bittencourt, também palestrou durante o evento. Ele apresentou a Pytanga Estúdio, projeto que completa um ano este mês. A ideia da empresa, criada pelo professor, é produzir materiais que acha interessante, com valores acessíveis e sobre temáticas pouco comuns aos RPGs. “É uma forma alternativa, simples e gratuita para criar seus próprios RPGs”, comenta.
Bittencourt já pensa em uma edição em 2025, visando expandir novos conteúdos e formatos. “Seria muito importante oferecer um evento que traga uma cultura do jogar diversa, mas também fomente a formação, as trocas e a criação”, projeta. Segundo o professor, os parceiros já expressaram a vontade de participar de uma nova edição do evento.