Um dia dedicado à criatividade

Acontece hoje, 22/10, o Dia Criativo em Porto Alegre

Uma oportunidade para inspirar e questionar, esse é o objetivo do Dia Criativo que acontece hoje, 22/10, na Capital. O evento promovido pela Unisinos tem apoio da Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa). A abertura foi durante a manhã, no Instituto Ling.

A Decana da Escola de Indústria Criativa da universidade, Ana Maria Guimarães, destacou a importância do trabalho realizado pelo Inovapoa que sedia a economia criativa de Porto Alegre e desempenha um papel relevante na aproximação do mercado com a Escola. “Esse dia é extremamente importante, mostra um passo de parceria da Unisinos com a prefeitura”, completou.

Durante a manhã aconteceu um momento de discussão sobre o tema “Como eu posiciono uma ideia inovadora no mercado?”. A conversa teve mediação da professora do PPG em Design, Karine Freire. Os convidados para a conversa foram: o arquiteto e sócio da Albus, Henrique Steyer; a arquiteta e proprietária da Oferenda Objetos, Nicole Tomazi; o jornalista, Alexandre De Santi; e a gerente do projeto de Economia Criativa do Inovapoa, Carla Zito.

Nicole disse que o objetivo da empresa é criar objetos feitos para transformar vidas e lugares. Ela falou sobre a afetividade e destacou algumas criações baseadas no passado e no afeto. “Temos vários caminhos para encontrar a Inovação. E o afeto pode ser um deles. Eu descobri a minha veia criativa com o artesanato. No trabalho manual”, contou. Para Henrique o importante é tentar surpreender sempre que for fazer alguma coisa.

Alexandre fez uma crítica ao destacar que vender a ideia muitas vezes se torna mais importante do que criar a ideia. Há preocupação em criar um produto que seja adaptável dentro da natureza jornalística. Para Carla, a prefeitura de Porto Alegre, com o Inovapoa, tem trabalhado para auxiliar na melhoria do mercado criativo. “Que a gente possa tornar Porto Alegre esse efetivo ambiente de empreendedorismo”, concluiu.

As atividades do Dia Criativo seguem até o fim dessa quinta-feira. O evento integra a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. A programação completa você confere no site da Unisinos.