Talentos Escola promove o empreendedorismo e inovação para alunos do Colégio Concórdia

Alunos de ensino médio do Colégio Luterano Concórdia conheceram o Ecossistema de Inovação da Unisinos

Créditos: Divulgação

A primeira edição de 2021 do Programa Talentos Escola foi realizada nesta quinta-feira, 15. A interação ocorreu com 60 alunos de ensino médio do Colégio Luterano Concórdia, de São Leopoldo. Os jovens participaram tanto em sala de aula, através de uma projeção de tela, como virtualmente de suas casas.

A coordenadora do Programa Talentos, Tassiane Kinetz, destacou que a pandemia alterou a forma como a ação é realizada. “O fato de ser online é um grande desafio para nós. É um aprendizado contínuo, onde buscamos mostrar um pouco da trajetória de nossas startups, bem como despertar os alunos para empreender ou intraempreender. Queremos estimular os jovens talentos a continuarem estudando e desenvolvendo suas ideias e soluções”.

Sócio da X4 Tecnologia, Thiago Merib, compartilhou um pouco sobre os desafios de sua trajetória. “Empreender é um processo difícil, de aprendizado constante. Não é somente entender a questão técnica, mas também a parte do negócio em si. Fomos aprendendo na prática, com pesquisa de mercado e validação”.

O professor de física do Colégio Luterano Concórdia, Jair Müller, explicou que os alunos são instigados a empreender. “É importante mostrar exemplos como a X4 Tecnologia e o trajeto que percorreram enquanto startup incubada. São os pequenos detalhes que fazem o diferencial na tecnologia”.

O professor de Geografia e História, Luiz Otávio Carneiro Fleck, também participou do encontro.

Para participar do Programa Talentos Tecnosinos, professores e coordenadores de escolas públicas ou privadas, devem entrar em contato pelo email talentos@unisinos.br. Criado em 2011, o programa conta com três modalidades: Escola, Inclusion e Mulheres. Visa apresentar à população a vivência do ecossistema de inovação do Tecnosinos e o acesso às oportunidades de trabalho junto às empresas do Parque. Já recebeu mais de 6 mil alunos de todo o estado.