Prêmio Roser vai incentivar estudantes a transformar projetos de pesquisa em startups

Em sua 10ª edição, maratona de empreendedorismo de inovação, ocorre de 02 a 09 de outubro

Crédito: Divulgação

Já pensou em transformar sua ideia em solução para o mercado? Buscando incentivar jovens a criar soluções empreendedoras através de projetos de pesquisa, a 10ª edição do Prêmio Padre Francisco Xavier Roser SJ de Empreendedorismo de Inovação está com inscrições abertas. A maratona online ocorre de 02 a 09 de outubro. O prêmio é promovido pela Unisinos, por meio da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) e do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, com execução da aceleradora Ventiur. É direcionado a estudantes de ensino médio, ensino técnico, graduação e pós-graduação de todo o Brasil, além de professores, funcionários da Unisinos e de empresas da Unitec/Tecnosinos. As inscrições, que são gratuitas, podem ser realizadas até o dia 20 de setembro, no link a seguir: https://bit.ly/10PremioRoser.

De acordo com a diretora de Inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, o Prêmio Roser busca identificar o que de melhor se faz em pesquisa e desenvolvimento, produzido em sala de aula ou laboratórios, transformando em empreendedorismo e soluções para o mercado. “São 10 anos descobrindo talentos empreendedores através de um ciclo virtuoso, transformando ideias em empresas inovadoras que farão a diferença no Brasil”, destaca.

O fundador e diretor executivo da Ventiur, Sandro Cortezia, destaca que o prêmio é uma ótima oportunidade para empreendedores atuais e potenciais se conectarem e aproveitarem o ambiente de desenvolvimento tecnológico oferecido pela Unisinos, Unitec, Tecnosinos e seus parceiros, entre ele a Ventiur. “Estamos muito contentes em poder colaborar efetivamente com o Prêmio Roser, que atinge a maturidade em sua 10ª edição”.

Uma das organizadoras do prêmio, a coordenadora do Programa Talentos Tecnosinos, Tassiane Kinetz, explica que as equipes devem ser compostas por no mínimo três e no máximo cinco integrantes, que devem ter disponibilidade para frequentar os encontros e as reuniões propostas pela equipe organizadora da competição. “O prêmio é uma oportunidade para estudantes e pesquisadores tirarem sua ideia do papel e ver se há match com o mercado”.

Criado em 2012, o Prêmio Roser é uma competição empreendedora inovadora, prática e transdisciplinar aberta à comunidade. Visa fomentar o empreendedorismo de base tecnológica, através da consolidação de modelos de negócios, produtos, processos ou serviços inovadores nas seguintes áreas: tecnologia da informação; automação e engenharia; comunicação e convergência digital; tecnologias para saúde; tecnologias socioambientais.

PREMIAÇÃO DAS EQUIPES

Serão premiados os três melhores projetos, dentro dos critérios de avaliação estabelecidos no edital: Modelagem, Equipe, Potencial de Inovação e Viabilidade Econômica. Serão consideradas a relação entre pesquisa, inovação e empreendedorismo no cenário regional, nacional e internacional.

A equipe vencedora da competição vai receber 6 meses de incubação gratuita na Unitec, visando o desenvolvimento do projeto empreendedor, um curso de extensão presencial de até 60 horas de duração para cada integrante na Unisinos e 1 vaga para o processo de Warm Up de pré-aceleração Ventiur. O segundo lugar recebe 3 meses de pré-incubação gratuita na Unitec, um curso de extensão presencial de até 60 horas de duração para cada integrante na Unisinos e três horas de mentoria de negócios Ventiur. Já o terceiro lugar recebe 3 meses de pré-incubação gratuita na Unitec, um curso de extensão presencial de até 60 horas de duração para cada integrante na Unisinos e uma hora de mentoria de negócios Ventiur.

SAIBA MAIS E PARTICIPE

O regulamento completo da 10ª edição do Prêmio Padre Francisco Xavier Roser SJ de Empreendedorismo de Inovação está disponível aqui. As inscrições estão abertas até 20 de setembro.

O quê: 10ª edição do Prêmio Padre Francisco Xavier Roser SJ de Empreendedorismo de Inovação.

Quando: 02 a 09 de outubro de 2021.

Carga horária: 20 horas.

Quem pode participar: Estudantes de ensino médio, ensino técnico, graduação e pós-graduação de todo o Brasil. Professores, funcionários da Unisinos e empresas da Unitec/Tecnosinos.

Onde: Evento online.

Inscrições: Para participar, as equipes interessadas devem preencher o formulário de inscrição, disponível aqui, até o dia 20 de setembro de 2021.

Investimento: gratuito.

Realização: Unisinos, Tecnosinos, Unitec e Ventiur, com apoio da Finep.