Mentores Voluntários: Startups contam com apoio de profissionais de mercado

Objetivo é contribuir no desenvolvimento de empresas e na resolução de problemas por meio do apoio de especialistas com larga experiência

Crédito: Divulgação

Contar com o apoio e com a experiência de quem já está há tempo no mercado: Foi isso que a Ipay Soluções Financeiras decidiu fazer ao procurar o Programa Mentores Voluntários, desenvolvido pela Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec).

A empresa, que opera desde 2019, automatiza e gerencia processos de cobrança de mensalidade e assinaturas das pequenas empresas do segmento de serviços. De acordo com a CEO da Ipay, Deise Machado, o objetivo da mentoria foi trocar experiências com pessoas que já possuem larga experiência no mundo dos negócios e empreendedorismo. “A maior parte dos mentores estão em um cenário mais avançado ao nosso. Ou seja, tivemos a oportunidade de fazer mentoria com uma pessoa que possivelmente viveu a mesma dor que vivemos na gestão da startup”, conta a empresária.

A experiência da Ipay com o programa englobou assuntos como prospecção, vendas B2B (business to business), fechamento e jornada. O encontro foi virtual e durou cerca de uma hora e meia. “Foi uma excelente oportunidade de trocas de experiências com cenários diferentes e com dores parecidas, sem contar que gera networking”, relatou Deise. A CEO ainda destacou que a mentoria proporciona formas de visão diferentes e reflexões sobre modelos de negócio.

Programa Mentores Voluntários

O banco de mentores da Unitec foi formalizado em 2020 e tem por objetivo qualificar o desenvolvimento das startups que fazem parte da Unitec e do Tecnosinos. Os mentores voluntários são pessoas com larga experiência no mundo profissional. Grande parte deles possui mestrado, doutorado ou carreiras que se destacam no mundo dos negócios. Ao todo, mais de 40 voluntários participam do projeto.

Para ter acesso às mentorias, as empresas incubadas ou graduadas no Parque entram em contato com a Unitec. A partir daí ocorre uma pesquisa pelos melhores mentores que podem atender às necessidades relatadas. De acordo com a coordenadora do Programa Talentos Tecnosinos, Tassiane Kinetz, toda a mediação entre mentor/empresa é feita com base na metodologia desenvolvida pelo Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne). “Nós organizamos os encontros, que duram cerca de 1h30 e podem acontecer quantas vezes a empresa precisar”.

Tassiane explica que, desde 2020, a Unitec já intermediou a realização de mais de 25 mentorias entre as 40 startups que integram o Tecnosinos.

Para saber mais detalhes do Programa Mentores Voluntários, acesse aqui.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar