Estão abertas as inscrições gratuitas para o Programa 3 Mil Talentos TI

Iniciativa, lançada na quarta-feira, 22, é resultado de uma parceria entre Prefeitura de São Leopoldo, Tecnosinos e Senac

Crédito: Pedro Barbosa - Tecnosinos

Até 2024 serão oferecidas três mil vagas em cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação, por meio do Programa 3 Mil Talentos TI. A iniciativa, lançada na quarta-feira, 22, faz parte do Programa Inova São Léo, desenvolvido pela Prefeitura de São Leopoldo, e que conta com ações na área de inovação. No total, serão 12 qualificações, em diversos níveis educacionais, que vão desde o programa Jovem Aprendiz até cursos profissionalizantes e de nível técnico. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de outubro pelo site, clique aqui.

O Inova São Léo vai ao encontro do cenário atual e das necessidades do setor. Considerando uma taxa de crescimento médio histórico de 20% ao ano, estima-se que haverá uma demanda latente para o preenchimento de 6 mil novos postos de trabalho no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos nos próximos 3,5 anos. Além disso, a pandemia aqueceu ainda mais a área, contribuindo para perspectivas positivas e um cenário desafiador quando o assunto é mão de obra.

No ato, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, o reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, e o diretor regional do Sesc e Senac-RS, José Paulo Rosa, assinaram o contrato de início de uma das iniciativas da inovação: o Programa 3 Mil Talentos TI, que oportunizará a formação de três mil jovens e adultos, entre 15 e 39 anos, até 2024, para se tornarem profissionais na área da Tecnologia da Informação (TI), possibilitando inclusão social, e formação qualificada para o mercado de trabalho.

Vanazzi comemorou o lançamento do programa. “Esse momento hoje é muito significativo e especial, pela educação e pelo futuro. Em nossa gestão buscamos sempre manter o diálogo ativo entre poder público, empresas privadas e universidade. Investiremos nos próximos três anos, mais de R$ 2 milhões na formação destes 3 mil talentos na área de tecnologia. É um momento muito especial para o município, onde vamos formar três mil pessoas. Em primeiro lugar defendemos as vidas, as pessoas e aqueles que precisam, e por isso apostamos na educação e na inovação”, afirma.

Para o reitor da Unisinos, Padre Marcelo Fernandes de Aquino, o momento é de união em busca de um único objetivo. “Este é um exemplo de Brasil que dá certo, com sonhos, conquistas e oportunidades. Estamos dando passos para cada vez mais sermos uma cidade tecnológica, que investe na capacitação”.

A diretora de Inovação da Unisinos e Ceo do Tecnosinos, Susana Kakuta, destacou a importância do projeto, resultado de uma jornada intensa, construída a várias mãos. “Hoje é um dia muito importante. Construímos algo que fará parte do desenvolvimento da cidade. O Tecnosinos conta com mais de 120 empresas e 10 mil empregos diretos. Porém, o grande gargalo de crescimento que temos é a falta de pessoas capacitadas, de talentos. Hoje, temos mais de mil vagas a serem preenchidas e este programa está alinhado à essa necessidade. Buscamos um parceiro com experiência em desenvolver conteúdos, que é o Senac-RS, e agora comemoramos o início. É uma grande oportunidade”, acredita.

Crédito: Pedro Barbosa – Tecnosinos

Para o diretor regional de Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa, parcerias como esta são essenciais para formar novos talentos, além de inserir o jovem no mercado de trabalho e contribuir com o crescimento da região. “Temos relação com os 497 municípios, atendemos mais de 100 mil estudantes em diversos níveis educacionais e ao longo dos nossos 75 anos de atuação desenvolvemos diversos projetos. Porém, este é pioneiro quanto à sua magnitude. Passamos por diversas fases, tecnológicas, inclusive. O mundo mudou, as exigências são outras e vivemos em uma era a qual o compartilhamento é a peça-chave. Compartilhamos ideias, projetos e o que estamos celebrando hoje comprova isso. Unimos as nossas expertises em prol da educação, que é o nosso principal desafio. Infelizmente, temos uma baixa qualidade na educação e iniciativas dessa natureza são fundamentais para corrigir essa distorção a curto prazo”, acredita o dirigente.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

A demanda por talentos na área de Tecnologia da Informação (TI) tem sido uma constante preocupação da Governança do Tecnosinos, que é compartilhada entre a Unisinos, a Prefeitura de São Leopoldo, a ACIST-SL e o Polo de Informática de São Leopoldo. A falta de talentos interfere diretamente na capacidade e crescimento das empresas do Parque, bem como atua contra a atração na implantação de novas empresas.

Neste sentido, o Programa 3.000 Talentos TI foi elaborado em sinergia entre poder público, Unisinos e Senac. Está oferecendo cursos gratuitos em Tecnologia da Informação para pessoas entre 15 e 39 anos. No total, serão 12 qualificações, em diversos níveis educacionais, que vão desde o programa Jovem Aprendiz até cursos profissionalizantes e de nível técnico. Dentre os cursos previstos estão: Lógica de Programação, Programação Java, Programação Web com PHP, User Xperience e Research – Arquitetura da Informação, Segurança da Informação e Internet das Coisas – IOT, Técnicas de Machine Learning, Tecnologias para Big Data e Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio.

Nesta fase inicial do projeto, serão disponibilizadas 540 vagas distribuídas em 27 turmas. As aulas começam no dia 3 de novembro e as inscrições podem ser feitas pelo site www.senacrs.com.br/talentosti até o dia 22 de outubro. As bolsas serão cedidas de acordo com a pontuação dos pré-requisitos descritos no item 5 do edital, que devem ser descritas no momento da inscrição. As aulas começam no dia 3 de novembro. Mais informações e critérios de seleção podem ser obtidos no mesmo site ou pelo telefone (51) 3590-3060.