Utilizando seus conhecimentos e conexões dentro da área da saúde, Bork começou a desenvolver uma plataforma para auxiliar clínicas em transição, centralizando dados, agendas e organizando de maneira eficiente essa grande quantidade de informação. Nascia assim a Clinia, uma plataforma que se propõe a solucionar os problemas de médicos e clínicas de saúde na hora de fornecer um serviço completo para seus pacientes em um âmbito digital.
O mercado
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) afetou todos os setores de negócio. Principalmente, aqueles ligados à área da saúde, que precisaram adotar uma série de protocolos. Mas quando se trata de gestão, Bork destaca que existem diversos setores dentro de uma empresa e todos precisam ser avaliados individualmente. “São áreas que possuem médicos e toda uma equipe em segurança, além é claro de evidenciar questões relacionadas à gestão desses ambientes”, destaca.
Vale lembrar que tudo depende da preparação para os riscos nesse setor. Até mesmo hospitais e clínicas que possuem uma boa gestão, e margem de segurança, precisaram se reinventar por conta da Covid-19, então o principal fator para o sucesso desses negócios é uma readequação veloz e eficiente para a situação de pandemia. Bork explica que, em um primeiro momento, começa um processo de apropriação das ferramentas disponíveis, utilizando ferramentas de chamadas como o Whatsapp e de conferência como o Zoom. “A grande quantidade de pontos de contato com o paciente gera um outro tipo de problema, o da centralização dos dados, para que o cadastro do cliente seja mais completo e o atendimento mais seguro e ágil”, afirma Bork.
Além disso, médicos e clínicas sofrem o impacto financeiro destas limitações, afinal muitos procedimentos eletivos são deixados de lado pelos pacientes, o que evidencia o problema do alto custo na hora de manter um hospital ou clínica ativos. Pensando em tudo isso, surge a Clinia, com a proposta de valor de solucionar esses problemas logísticos e organizacionais das clínicas, incluindo nisso a possibilidade de ações de marketing, visando aumentar o número de procedimentos e pacientes.
A Ferramenta
O Clinia é uma plataforma para gerenciamento de consultórios virtuais e presenciais, que auxilia profissionais que querem ter uma centralização de seus dados do consultório e mais facilidade nos atendimentos diários. Além disso, a startup oferece uma solução de marketplace para a divulgação de consultórios, onde os pacientes podem escolher especialistas através do app, tendo acesso a uma lista com os profissionais mais qualificados de cada área.
O objetivo é alinhar os profissionais qualificados, com os pacientes desamparados devido ao distanciamento, que acabam se apoiando cada vez mais na busca online, que nem sempre é a solução mais adequada para encontrar bons especialistas ou tirar dúvidas. Dentro do App, a pessoa já possui um cadastro com questões relevantes da sua ficha médica, o que garante uma maior eficiência na hora de iniciar um tratamento com o médico especialista. Já o médico, pode ter seu perfil completo com todas as informações necessárias para gerar a tranquilidade e a confiança ao paciente que ainda não o conhece.