Reconhecido pelo trabalho realizado na Prefeitura de Curitiba, no Paraná, onde é diretor do departamento de internet e mídias sociais, o jornalista Álvaro Borba estará presente na Unisinos no dia 30 de setembro, durante a aula inaugural da Comunicação Social.
Formado em 2004, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Borba é analista de mídias sociais e é um dos responsáveis pelo sucesso da página da Prefeitura de Curitiba, que une conteúdo humorístico e informativo. Ele também é o criador da capivara gigante como mascote da cidade. “Com a criação da página, nosso objetivo é promover nossos serviços através do entretenimento. Queremos divertir o usuário e, ao mesmo tempo, ouvi-lo e informá-lo”, comenta.
A ideia de criar a página iniciou em 2013 e, segundo o jornalista, o projeto vem se expandindo por outras gestões. “Atualmente temos diversas prefeituras do Brasil seguindo este comportamento. Percebemos que o projeto poderia ser útil, que havia uma tendência para que a iniciativa desse certo. Contamos com o apoio e o incentivo da gestão e da cidade, que é inovadora e acolheu muito bem esse projeto”, avalia.
De acordo com o jornalista, o projeto aproxima o cidadão dos políticos. “Através da página, o cidadão tem o direito de opinar, debater, criticar e oferecer outras propostas e projetos. O online e o off-line se complementam”, observa.
A barreira que existe entre o on e off e a maneira com que as redes sociais transformam o jornalismo serão alguns dos assuntos abordados durante a aula inaugural. “As redes sociais e principalmente o Facebook estão mudando a forma de fazer o jornalismo.
Além disso, existe uma resistência em entender o quanto o online e o offline são importantes quando trabalhados em conjunto”, explica.
Com passagem por emissoras como a CBN de Curitiba e São Paulo, e TV Bandeirantes, Borba irá apresentar o tema Muito além das Capivaras: O case da prefs de Curitiba no Auditório Padre Werner, às 20h. O evento é aberto ao público.
Para acompanhar a aula ao vivo através de vídeo-streaming, acesse o link.