Saiba o que você não quer ser

Walker Massa falou sobre sua trajetória profissional a alunos de Gestão para Inovação e Liderança

O senso de curiosidade e a visão de futuro que acompanham Walker Massa desde a infância foram combustíveis para a renovação constante de suas ideias. Na tarde desta quinta-feira, 30 de abril, o fundador da Nós Coworking compartilhou detalhes dessa história com estudantes dos PAs 1 e 3 do curso de Gestão para Inovação e Liderança, em atividade chamada Ação que inspira.

Walker contou como foram suas primeiras lições de empreendedorismo ao lado do pai, dono de um minimercado, e comentou o quanto sua mãe projetava para ele um futuro no funcionalismo público, algo que nunca aconteceu. “Em toda minha vida, fui empregado por apenas dois anos”, disse.

Motivado desde cedo, Walker abriu um escritório de contabilidade quando estava com mais ou menos 20 anos. A empresa cresceu e a dor de cabeça também. “Chegou a um ponto em que eu não aguentava mais, passava dias sem dormir.”

Cansado da experiência, decidiu investir em outros negócios, até que firmou contrato com um banco para a venda de empréstimos por telefone, um sistema que ele mesmo implementou. A parceria, entretanto, durou pouco. “Uma falha de marketing da instituição comprometeu o serviço”, disse. “Eu perdi tudo, e essa perda mudou minha vida.”

Em vez de lamentar, Walker pôs em prática ações que culminariam na criação da Nós Coworking, uma rede de ambientes cocriativos onde sequer existem paredes, todos trabalham juntos e as ideias conhecem-se umas às outras. A proposta da empresa consiste em entender o interesse individual e conectá-lo ao coletivo.

Se a Nós é o empreendimento final de Walker, isso o amanhã dirá. “O que eu quero ser ou fazer? Não sei, por isso que sempre falo: saiba o que você não quer ser. Eu queria ser muitas coisas, nunca uma coisa só.”

Para o estudante Lucas Rodrigues, do PA1, as palavras fizeram sentido: “Sempre me interessei por esse pensamento de deixar fluir e o que o palestrante disse foi realmente inspirador, são conselhos que considero bastante”.

A professora Aurelia de Melo, que coordenou a atividade, disse que o curso de Gestão para Inovação e Liderança é desafiante e exige postura proativa. De acordo com ela, a Ação que inspira é uma das iniciativas que promovem o compartilhamento de experiências entre os alunos e aqueles que já se colocaram no mercado. “Tem que ter perfil para empreender, isso não é tarefa fácil.”