Com o avanço constante da tecnologia, o aumento na geração de resíduos eletroeletrônicos (REEE) tornou-se uma preocupação ambiental significativa. A destinação adequada desses materiais é fundamental, tanto para evitar impactos negativos no meio ambiente quanto para possibilitar a recuperação de recursos valiosos presentes nos equipamentos descartados.
Na Unisinos, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) realiza a coleta desses resíduos desde 2015, promovendo campanhas semestrais para conscientizar a comunidade sobre o descarte correto. Diante do crescente desafio representado pelos REEE, a implementação de estratégias de coleta eficiente e sustentável é indispensável para proteger o meio ambiente e estimular hábitos de consumo mais conscientes.
Entre os dias 02 e 06 de dezembro, o SGA promoverá a tradicional coleta de resíduos eletroeletrônicos, em parceria com a empresa Reverse Gestão de Resíduos licenciada pelo órgão ambiental e responsável pelo recolhimento e destinação ambientalmente correta dos resíduos recolhidos.
Ela acontecerá das 8h30 às 19h30, em ambos os campi, sendo aberta ao público em geral. Em São Leopoldo, a coleta será realizada na Sala A01 021a do Centro Comunitário e, em Porto Alegre, no hall de entrada da Torre Educacional e no hall de entrada do Prédio de Laboratórios.
Confira os exemplos do que poderá ser coletado: Aparelhos de DVD, caixas de som, calculadoras, celulares, carregadores, cafeteiras, chaleira elétrica, CPUs, disquetes, estabilizadores, fax, fios/cabos, forno elétrico, fontes de micro, lâmpadas LED, liquidificadores, micro-ondas, modem, monitores, mouses, no-breaks, notebooks, placas diversas, roteadores, HDs, impressoras, scanners, servidores, teclados, televisores, telefones, unidades de CD, DVD e disquetes.
Obs: Não faz parte da coleta lâmpadas fluorescentes e cartuchos de tinta e tonner.
Sistema de Gestão Ambiental – SGA Unisinos
Desde 2002, a Unisinos conta com o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Sua origem remonta a 1997, quando um grupo de funcionários da Universidade começou a debater questões ambientais, como o manejo de resíduos, o consumo de água e a preservação das áreas verdes. Esse período marcou um avanço na pauta socioambiental da instituição, impulsionando a criação de diversos projetos, começando pela coleta seletiva de papel.
Rapidamente, as iniciativas passaram a abranger quase todas as práticas de gestão ambiental da Universidade. Cinco anos depois, foi aprovado o projeto para a obtenção da certificação ambiental do campus. Com a assinatura da portaria e da resolução do projeto ISO 14001, em 2003, o SGA deu início às suas primeiras atividades. Em 2004, a Unisinos tornou-se a primeira universidade da América Latina a conquistar essa certificação.
O Sistema atua tanto no Campus São Leopoldo quanto no Campus Porto Alegre, realizando atividades que incluem conscientização ambiental, gestão e tratamento de resíduos sólidos – como lixo doméstico e eletrônico – e de efluentes, como esgotos domésticos e resíduos de laboratórios.