ReMakeRS: o Desafio de Design Emergencial que ajudará famílias atingidas pelas enchentes

Organizado por diversas instituições, entre elas a Unisinos, o desafio propõe a criação de mobiliários de fácil fabricação e montagem

Crédito: Divulgação

Para ajudar a reconstruir a vida de muitas famílias, que perderam suas casas e todos os seus bens, incluindo móveis essenciais, nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, diversas instituições, entre elas a Unisinos, se uniram e organizaram um desafio de design emergencial: o ReMakeRS. “A ideia surgiu da preocupação com o retorno das pessoas para suas casas, sendo que um dos itens mais destruídos pela água foram os mobiliários”, explica André Marques, coordenador do curso de Design de Produto da Unisinos.

O objetivo do desafio é a projeção de mobiliários de baixo custo, de fácil fabricação e montagem. Os projetos recebidos serão disponibilizados gratuitamente para qualquer pessoa ou empresa interessada em produzir, financiar a produção e ajudar as vítimas das enchentes no Brasil. Além disso, serão avaliados os melhores projetos nas categorias: fabricação tradicional, fabricação digital, materiais alternativos e mobilidade e portabilidade.

Podem participar do ReMakeRS estudantes, designers, arquitetos, engenheiros, marceneiros, artistas, ativistas, entusiastas da fabricação digital, entre outros. As inscrições e envio dos projetos devem ser realizadas até 03/06 e a divulgação dos resultados acontecerá no dia 10/06. A inscrição ocorre no link: www.remakers2024.com.

A Unisinos no ReMakeRS

André destaca como a Unisinos está envolvida no desafio. “Através do FabLab (laboratório de fabricação digital), a Unisinos tem atuado desde o início junto com outros FabLabs e universidades na criação e gestão do desafio”, comenta. Junto com ele, os professores Maura Della Flora Flores e Giulio Federico Palmitessa, dos cursos de Design e Design de Produto, participaram da construção conceitual do tema do desafio, seus materiais e gestão de comunicação, além da busca de relações com parceiros e apoiadores. Eles também fazem parte da comissão organizadora e serão membros da comissão julgadora. “A credibilidade da Universidade visa potencializar o impacto do desafio”, complementa.

O que: ReMakeRS: Desafio de Design Emergencial 2024

Envio dos projetos: até 03/06