Reitoria participa de Congresso em comemoração aos 10 anos da RJE

Crédito: divulgação

Na última semana, de 6 a 9/8, o reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, SJ, e o vice-reitor, Artur Jacobus, estiveram no II Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica | VII Congresso Inaciano de Educação. O evento, que recebeu membros das equipes diretivas das 17 unidades educativas da RJE, educadores, famílias e estudantes, aconteceu na PUC-Rio e no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro.

Na oportunidade, Pe. Sérgio foi mediador da conferência Inovações em curso e necessárias na Educação Católica. O evento ainda teve como conferencista a decana da Escola da Indústria Criativa da Unisinos, Laura Dalla Zen. Outra conferência com mediação da Universidade foi Futuro da Educação, mediada por Gustavo Borba, professor da Escola da Indústria Criativa e coordenador do Instituto para Inovação em Educação da Unisinos.

O Congresso marcou a comemoração aos 10 anos da Rede Jesuíta de Educação (RJE) e teve como tema Tradição em Inovar. “Assim que retornei da Índia, em 2015, assumi a direção do Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora (MG) e participei da construção do primeiro Projeto Educativo Comum da Rede. Hoje, sigo acompanhando por conta da minha função de secretário para Educação da Província. Foi, portanto, um momento de muita gratidão ao muito que foi realizado e, sobretudo, o fortalecimento da cultura de rede apostólica. O tema ‘Tradição em Inovar” nos posiciona, com toda a força da tradição de nossa rica história na educação, com esperança e criatividade para o futuro da nossa missão no Brasil. Particularmente, valorizo muito a forte aproximação da nossa Universidade, por meio da pesquisa, do cotidiano dos colégios da Rede”, pontua o reitor.

Além das conferências, a programação contou com mesas redondas e oficinas.