Reitor da Unisinos participa de eventos na Colômbia 

Reitor Pe. Sergio Mariucci, esteve presente em uma série de eventos no país

Crédito: Shuterstock

Em Cali, se reuniram membros das 30 universidades da Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina – AUSJAL no II Simpósio de Inovação Educativa AUSJAL – 2023, para tratar da inovação educativa desde a humanidade, inteligência e tecnologia, na Pontificia Universidad Javeriana, nos dias 3 e 4 de outubro. Pe. Sergio e outros reitores de IES jesuítas brasileiras foram painelistas, falando sobre Incidência e Pesquisa. E na XXXIII Assembleia de Reitores, dias 05 e 06/10, durante a qual foi eleita a nova Diretoria para gestão 2023-2025. Pe. Sergio deixa de ser o Tesoureiro da AUSJAL. Pe. Anderson, Reitor da PUC-Rio foi eleito Vice-Presidente.

De Cali, o reitor seguiu para Medellin, onde, juntamente com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Izabele Colusso, participou de agendas promovidas pelo Pacto Alegre, em parceria com a Oficina de Resiliencia de Medellin y Fundación ReckefellerAlcaldía de Medellin, e a EcoSys.  

“O objetivo da Missão Medellin foi aprofundar no trabalho realizado na capital colombiana por meio do Escritório Medellin Resiliente. Medellin passou, em pouco mais de duas décadas, da condição de cidade mais perigosa do mundo para a mais criativa do mundo. Isso é resultado de um profundo processo participativo de transformação urbana e social que tem na inovação e na inclusão e os seus vetores fundamentais. Nessa missão vivenciamos e compreendemos melhor o processo de transformação e desenvolvimento territorial que aconteceu por lá”, conta Izabele. 

A coordenadora explica que as ideias e inspirações que surgiram durante a viagem podem ser aplicadas nas aulas, em novos projetos e iniciativas das prefeituras e comunidades. “Estudar e conhecer a história de Medellín é bastante inspirador, mas ir até lá, vivenciar os projetos e as comunidades, conhecer e trocar experiências com as pessoas que fizeram tudo acontecer, certamente pode potencializar nossas ações para que possamos impactar ainda mais a nossa universidade e a nossa cidade e melhorar a vida das pessoas”, finaliza. 

“A cidade de Medellin, por seus processos criativos e de inovação social com forte impacto no empreendedorismo local oferece significativa interface com o projeto Pacto Alegre, em curso na capital gaúcha. Foi gratificante ver o interesse e empenho da Prefeitura de Porto Alegre e instituições parceiras em buscar inspiração e modelos que confirmem e ou aprimorem o propósito de fazer da cidade um conjunto de territórios criativos em que a riqueza gerada seja principalmente a confiança do cidadão nas instituições públicas. Isso aprendemos em Medellin”, completou o reitor.  

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar