A Unisinos está com um novo serviço que irá ampliar as possibilidades de deslocamento dos alunos ao Campus São Leopoldo: a Rede Unisinos de Transporte (RUT). A ideia é deixar os estudantes mais tranquilos e seguros em seus estudos nessa retomada da presencialidade. “Acreditamos que o transporte coletivo é a melhor solução e a Unisinos sempre incentivou e focou suas ações para favorecê-lo, mas para isso ele precisa ser eficiente e ter qualidade”, destaca Adriano Galimberti Marques, gerente de Segurança e Mobilidade da Universidade.
A RUT vai estabelecer trajetos específicos, exclusivos para os alunos atendidos por serviço de fretamento escolar, podendo haver a alocação de um ou mais municípios para cada transportador que buscará os estudantes para trazê-los à Unisinos. O projeto já foi autorizado pelos órgãos públicos, como explica Adriano: “O projeto RUT foi apresentado e validado pela Metroplan e pelo DAER. Ao longo deste semestre, a RUT vai passar por adequações conforme forem surgindo demandas dos nossos alunos”, conta. Ao todo serão 25 rotas em 75 municípios.
Como vai funcionar?
- O acerto comercial da contratação de transporte será feito diretamente entre o aluno e a empresa transportadora;
- A Metroplan concede a autorização para a Unisinos, que por sua vez credencia as empresas de serviços rodoviários;
- A Unisinos possui autonomia em trocar o transportador em caso de não conformidades;
- Os estudantes têm a possibilidade de buscar apoio das prefeituras municipais para auxílio do custeio do transporte a partir de uma associação dos alunos daquele determinado município.
Em breve mais novidades
Essa é a primeira de uma série de funcionalidades da Rede Unisinos de Transporte. O projeto prevê mais facilidades para os estudantes. “A RUT vai muito além do transporte intermunicipal. Nas próximas etapas, vamos incluir outras modalidades de transportes, interligações com linha circular, trem e ciclovias, agregando também a tecnologia, onde o aluno poderá consultar em tempo real a localização do seu transporte com destino ao campus”, frisa Adriano.
Saiba mais
Para mais informações sobre a Rede Unisinos de Transporte e ver qual empresa faz a sua rota, acesse a página clicando aqui.