Projeto Social da Unisinos realiza ações de saúde mental em abrigos de São Leopoldo

Crédito: Shutterstock

O Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS) da Unisinos está realizando ações de escuta e acolhimento em saúde mental em abrigos do município de São Leopoldo. As atuações ocorrem no Abrigo Municipal no Monte Alverne e no abrigo mantido pela Associação Moradores da COHAB Duque e pela Associação de Moradores do São Miguel.

O PAAS também é o Serviço-Escola da Unisinos, onde os alunos da graduação realizam os estágios com a supervisão de professores. São eles que realizam os atendimentos, sendo feito contatos individuais ou em grupo, onde são identificadas as situações em saúde, que podem ser auxiliadas a partir de compartilhamento das condições emocionais dos moradores afetados.

“São ações que buscam melhorar as condições de enfrentamento e elaboração dos efeitos traumáticos da enchente, criar estratégias de retomada da vida cotidiana e projetos de futuro, também previne agravos de situações já existentes de saúde, assim como promove hábitos de autocuidado”, explica Nelson Rivero, professor da Escola de Saúde e coordenador do PAAS.

O PAAS, atualmente, vai aos abrigos em terças pela manhã e nas quartas à tarde. Em média, estão sendo atendidas de 10 a 15 pessoas por turno. “Os resultados aparecem através do aumento do bem-estar geral, apesar da situação de flagelo, da diminuição da ansiedade e sintomas depressivos, da reorganização dos cuidados com doenças crônicas e comodidades, e na melhoria nos índices de saúde, assim como o início dos cuidados com situações de saúde que não estavam sendo vistas”, comenta Nelson

O professor ainda menciona sobre a aprendizagem dos estagiários atuantes. “A experiência aumenta a capacidade de percepção dos processos de saúde das doenças para além dos sintomas e das patologias, assim como afirma uma prática do cuidado em saúde sensível e comprometida com as demandas sociais”, conclui.