Projeto Recupera RS é apresentado a senadores

Crédito: Divulgação Comung

Na manhã da última sexta-feira, 12/7, o reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, e o reitor da Universidade La Salle, Ir. Cledes Antonio Casagrande, se reuniram com o senador Hamilton Mourão. Na oportunidade, foi apresentado ao senador o Programa Recupera RS, iniciativa de caráter temporário, que visa estabelecer uma barreira ao aumento da evasão no ensino superior gaúcho devido à projetada redução da atividade econômica. Além de estabelecer uma estratégia para garantir a retomada do crescimento do Estado, por meio de bolsas para estudantes atingidos pelas enchentes. Também participaram da agenda, o chefe de gabinete da Unisinos, Tiago Lopes, o chefe de gabinete da Unilasalle, Renaldo Souza, e a assistente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Viviane Born.

No mesmo dia, durante a tarde, o Recupera RS também foi apresentado ao senador Paulo Paim, em uma reunião online. Além dos reitores da Unisinos e da Unilasalle, participaram o presidente do Comung e reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul, Rafael Frederico Henn, o reitor da Universidade de Caxias do Sul e secretário do Comung, Gelson Leonardo Rech; e o pró-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mauricio Gregianin Testa. O Programa quer atingir 30 mil estudantes, com tempo de concessão da bolsa planejado para três semestres (2024/2 até 2025/2). Caso seja adotado, os beneficiados receberão 1,5 mil reais mensais, com um auxílio permanência de mais 800 reais para alunos que tiveram suas casas diretamente afetadas pelas enchentes (até 10 mil alunos).

Crédito: Divulgação Comung

“Estivemos com os senadores Hamilton Mourão e Paulo Paim, apresentando demandas do Comung em benefício dos alunos das Instituições Comunitárias gaúchas. Fomos muito bem recebidos e esperamos que nosso pleito seja aceito e apoiado pelos senadores”, pontua Pe. Sérgio.

As Instituições de Ensino Superior sem fins lucrativos atendem cerca de 140 mil estudantes, em 896 cursos de graduação e 693 em pós-graduação. Ao todo, são mais de 3,8 mil projetos de pesquisa, 13 incubadoras tecnológicas, 610 empresas incubadas, 11 centros de inovação e oito parques tecnológicos.