A Unisinos pode ser a primeira universidade da América do Sul a participar do projeto Global Campus Network, uma rede mundial de cooperação entre instituições de Ensino Superior para produção de shows televisivos. Conduzida pela Ryerson University, de Toronto, Canadá, a iniciativa utiliza uma tecnologia inovadora de transmissão via streaming desenvolvida pela própria Ryerson.
Apelidado de The Box (do inglês “a caixa”), o dispositivo permite que pessoas em diferentes cidades do mundo interajam simultaneamente e sem o conhecido atraso dos equipamentos que operam por satélites. “A troca é instantânea”, comenta a decana da Escola da Indústria Criativa da Unisinos, Ana Guimarães. “Com essa tecnologia, alunos de vários países conversam como se estivessem no mesmo local.”
Nesta semana, os canadenses Rick Grunberg e Marion Coomey estiveram na Unisinos para apresentar o projeto, que já vinha sendo discutido a distância entre as duas instituições. De 14 a 17 de outubro, conheceram as instalações da universidade e trocaram ideias com professores e estudantes dos cursos da Indústria Criativa.
O projeto
Por meio do Global Campus Network, universitários de diferentes países trabalham em conjunto na produção de programas televisivos cujos temas são escolhidos por eles próprios.
Cada instituição participante produz histórias sobre sua região, e o resultado final apresenta todas as experiências. As produções são exibidas ao vivo, via streaming em alta definição (HD), e podem ser conferidas individualmente no site do programa.
Um exemplo das funcionalidades da iniciativa consiste no The Global City, que trabalha com a ideia da narrativa em suas particularidades, é sobre como histórias são contadas e o que as pessoas pensam a respeito delas.
Confira, no vídeo a seguir, como ocorre a interação em tempo real entre pessoas de cidades diferentes.
A Unisinos está nas etapas finais das tratativas para oficializar a parceria com a Ryerson University. Estima-se que a produção de conteúdo comece no início de 2015, com estudantes de Jornalismo e Realização Audiovisual (CRAV). O professor Milton do Prado, coordenador do CRAV, ressalta que, futuramente, outros cursos também poderão participar.