Projeto de professor da Unisinos é selecionado na 6ª chamada pública de ciência do Instituto Serrapilheira

Crédito: GettyImages

Há aproximadamente 15 milhões de anos, ocorreu um evento de aquecimento global que levou à subida do nível do mar, inundando grandes áreas da Amazônia. O projeto As zonas úmidas na Amazônia foram fontes ou sumidouros de carbono durante os últimos estados de aquecimento global?, selecionado no edital Serrapilheira, pretende explorar se, naquele contexto, a Amazônia absorvia e armazenava carbono ou atuava como uma fonte de carbono para a atmosfera, amplificando a tendência de aquecimento.

O professor do curso de Geologia e responsável pelo projeto, Karlos Kochhann, explica que o entendimento desses processos pode ajudar a modelar o futuro da região Amazônica e seu impacto na dinâmica climática global, uma vez que o evento de aquecimento, ocorrido há aproximadamente 15 milhões de anos, se desenvolveu sob concentrações de dióxido de carbono atmosférico similares às projetadas para o futuro próximo.

As pesquisas referentes a esse projeto serão realizadas, em sua maioria, no itt Oceaneon. “Os resultados poderão contribuir na previsão dos impactos da atual crise climática na Amazônia”, afirma Karlos.

O edital Serrapilheira busca apoiar jovens cientistas que pretendem desenvolver projetos com risco elevado. O professor conta que esse fator de risco pode nem sempre ser bem avaliado, mas é inerente à busca de respostas para grandes questões científicas. “Com os recursos aprovados, poderemos analisar em alta resolução temporal, com grande detalhe, os sedimentos depositados há 15 milhões de anos nas áreas alagadas da Amazônia e, assim, reconstruir as tendências climáticas regionais”, completa.

Sobre o itt Oceaneon

O Instituto Tecnológico de Paleoceanografia e Mudanças Climáticas (itt Oceaneon) desenvolve pesquisas visando compreender a evolução geológica, biológica e paleoceanográfica dos oceanos, especialmente do Oceano Atlântico e suas bacias sedimentares. Além disso, realiza pesquisa básica, projetos de Desenvolvimento e Inovação, capacitação profissional e prestação de serviços tecnológicos. O Programa de Pós-graduação em Geologia da Unisinos fomenta e desenvolve pesquisas no itt Oceaneon, com o objetivo de formar profissionais que aliem a atitude investigativa à prática transformadora para atuar nas áreas de paleoceanografia e mudanças climáticas.

Cabe ainda destacar, a prestação de serviços tecnológicos e consultoria em diversos segmentos, como indústria da construção civil, plásticos e borrachas, componentes eletrônicos, fármacos, alimentos, metalúrgica, cerâmicos e refratários, metalmecânico, tecnologia de materiais, agrícola, solos e rochas, resíduos sólidos e efluentes, petróleo e gás.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar