Entre os meses de novembro e dezembro, os professores da Unisinos, Viviane Weschenfelder, Rafael Grohmann e Eliane Schlemmer estiveram visitando universidades espanholas em Missão Acadêmica pelo programa Capes/PrInt. Confira a experiência de cada um deles:
Viviane Weschenfelder na Universidad de Deusto, em Bilbao
A professora da Escola de Humanidades esteve em missão de trabalho entre os dias 22/11 e 03/12. Os objetivos da viagem foram: visitar e conhecer como a Universidad de Deusto vem discutindo a transformação digital e desenvolvendo esse processo formativo com seus professores, proporcionando a inovação pedagógica universitária; e conhecer como os valores da Pedagogia Inaciana se articulam com essas discussões contemporâneas sobre transformação digital, especialmente quando alinhadas aos processos de inclusão social e equidade.
A visita à universidade, que também é jesuíta, se desenvolveu em três frentes:
- Conhecer o trabalho desenvolvido pelo grupo de investigação INTERVENCIÓN: Calidad de Vida e Inclusión Social (Deusto INTERVENTION), bem como prospectar parcerias com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos;
- Visitar a Unidad de Innovación Docente e o seu trabalho em termos de programa de formação de professores da universidade;
- Conhecer o trabalho desenvolvido sobre a transformação digital e buscar parcerias para a continuidade do projeto do Capes/PrInt.
Segundo Viviane, 20 reuniões foram efetivadas durante sua visita, gerando diversas oportunidades de aproximação e trocas futuras. “Volto com o compromisso de compartilhar o que vi e aprendi e também de consolidar as parcerias iniciadas na visita”, fala a professora, que destaca a importância das missões acadêmicas para a internacionalização. “A continuidade do trabalho pode ocorrer perfeitamente de forma virtual, mas a aproximação presencial física faz toda a diferença para que a parceria aconteça”, conclui.
Rafael Grohmann na Universitat Oberta de Catalunya, em Barcelona
Representando o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, o professor Rafael Grohmann foi à Barcelona, na Universitat Oberta de Catalunya (UOC). Lá, ele está no grupo de pesquisa Dimmons (Digital Commons), que estuda a economia e trabalho por plataformas, especialmente no fomento do cooperativismo delas. “Eles têm um projeto com a Prefeitura de Barcelona chamado MatchImpulsa, que é para políticas públicas de cooperativismo de plataformas na região da Catalunha, com o objetivo de fomentar, acelerar e fazer com que essas cooperativas e coletivos de economia consigam aprender com a transformação digital a criar alternativas em termos de organização do trabalho”, explica.
Rafael também conta que o projeto MatchImpulsa é uma inspiração a se trazer para o Brasil, em pesquisa junto ao laboratório DigiLabour, vinculado ao PPG em Comunicação da Unisinos. “Pesquisamos formas de construir alternativas de economia de plataformas existentes no país e o MatchImpulsa é um grande exemplo de que é possível a partir de pesquisas nesses cenários.”
O professor ainda destaca outros grandes aprendizados dessa experiência em relação à integração entre universidade e cidade. “Eu tenho feito reuniões, entrevistas também, com coletivos de cooperativas de entregadores – uma delas só formada por mulheres – e que tenha muito a ver com o nosso projeto Observatório do Cooperativismo de Plataforma, financiado pela Fundação Rosa Luxemburgo, e temos feito intercâmbios tanto em relação à pesquisas quanto à possibilidade de publicação conjunta e futuras parcerias pela frente.”
Além da missão na UOC, Rafael ministrou uma palestra na Universitat Pompeu Fabra, também em Barcelona, sobre o trabalho por plataformas a partir de uma olhada subglobal, levando os aprendizados do Brasil para uma audiência formada por pessoas da região da Catalunha.
Eliane Schlemmer na Universidad Ramon Llull – Lasalle, em Barcelona
A professora das Escolas de Humanidades e Indústria Criativa, que esteve acompanhada dos professores Ruth Contreras Espinosa e Jorge Isquierdo, conta que embora a mobilidade física estivesse restrita, em razão da variante Ômicron da Covid-19, a experiência foi proveitosa. “Pude dar continuidade a parceria já iniciada em 2019, no que se refere ao desenvolvimento da Plataforma de Interação Ecológico Inven!RA (Instalação Inventiva Reticular Atópica). Ou seja, a minha missão não foi de prospecção de novos parceiros, mas de articulações relacionadas ao desenvolvimento da plataforma”, conta Eliane.
Sendo assim, a professora teve a missão de trabalho potencializada da seguinte forma:
- Desenvolvimento da Inven!RA: discussão sobre UI, UX, co-producer experience (CPX) ou inventor experience (IX); discussão sobre o Canvas e Framework dos Jogos e da Gamificação; elaboração de um plano de trabalho e produção conjunta no âmbito do desenvolvimento da Inven!RA, especialmente no que se refere à UI e UX; e potencialização do desenvolvimento tecnológico digital da Inven!RA, a partir do encaminhamento de um projeto em junho de 2022, no contexto espanhol.
- Rede Internacional de Educação OnLIFE – RIEOnLIFE: organização de uma websérie no contexto do movimento COnversAÇÕES e COMpartilhAÇÕES RIEOnLIFE sobre jogos e gamificação na educação superior.
- Ampliação das parcerias: outros projetos em desenvolvimento na UVIC, como o Projeto CO3 de tecnologias disruptivas digitais para co-criar, coproduzir e co-gerenciar serviços públicos, juntamente com cidadãos e estudar a viabilidade de realizar um case no Brasil; e com outros pesquisadores e instituições, como a integração da Universidad LaSalle Ramon LLuLL University em parceria com o professor Jorge Egea Izquierdo.
- Desenvolvimento conceitual e produção científica: ampliação da Experiência do Usuário (UX) para a Experiência do Humano enquanto co-produtor (CoPX), na perspectiva da invenção, para além da perspectiva de um utilizador/usuário do sistema; elaboração da segunda versão do Framework dos Jogos e da Gamificação e sua adaptação a fim de que se torne mais acessível aos professores e possa compor a plataforma Inven!RA; e artigos Framework e do UX ao CoPX ou IX.
Eliane ainda fez participações via webconferência, devido a restrições da própria Universidade por conta das regras sanitárias locais, na Universidade Central da Catalunha (UVIC) e na Universidad de Deusto, de Bilbao.