Professores da Unisinos atuam em projeto de mapeamento de conjuntos atingidos

Crédito: Divulgação

Um grupo de professores da Escola Politécnica da Unisinos iniciou um projeto que visa auxiliar no mapeamento das áreas de conjunto de habitações destruídas pelas enchentes de maio de 2024. A ação está sendo realizada em municípios da região metropolitana de Porto Alegre e na região do Vale do Sinos.

A execução do projeto é feita pela metodologia da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), que é a plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Ela tem como objetivo qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, por meio da informatização de processos e disponibilização de informações sistematizadas. No S2iD é possível solicitar recursos do governo federal para ações de resposta e de recuperação, registrar desastre e solicitar reconhecimento.

A professora Izabele Colusso explica que o S2iD vai auxiliar os municípios a terem Planos de Contingência pelo Módulo Plancon, uma ferramenta informatizada para a elaboração dos planos de contingência. “Ele constitui um planejamento tático, concebido a partir de uma determinada possibilidade de desastre. Deve ser elaborado com antecipação, objetivando facilitar as atividades de preparação, e aperfeiçoar as ações de resposta a desastres, diminuindo o impacto na população afetada”, informa.

O grupo, composto por quatro professoras e oito egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo, está responsável por: estar em contato com os municípios das áreas que são responsáveis, aderir ao programa S2iD, receber os polígonos de manchas atingidas, informar as áreas para mapeamento por drone, desenhar os mapas dos conjuntos habitacionais e propor projetos para áreas a serem realocadas.

O projeto de mapeamento é uma parceria com Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Defesa Civil e Universidades de diferentes regiões do Estado.