Professora da Escola de Humanidades participará da Comemoração dos 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul

Crédito: Divulgação

Nesta quinta-feira, 16/01, em Bento Gonçalves, começa a programação comemorativa dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. O evento marcará o início de um ano repleto de atividades em homenagem a herança italiana no Estado e contará com a presença de diversas autoridades, incluindo a professora Maíra Vendrame, do Programa de Pós-Graduação em História da Unisinos. 

Maíra integra a Comissão Estadual do Sesquicentenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, representando a universidade durante as celebrações. Especialista em estudos sobre a imigração italiana no Brasil, ela destaca a importância das comemorações. “É inegável o impacto econômico, social e cultural da presença italiana no Rio Grande do Sul, e para comemorar os 150 anos do início da imigração no Estado estão sendo organizadas uma série de atividades festivas”, afirma. 

O evento de abertura será realizado hoje na Mamma Gema Trattoria, com o lançamento da Rota Pipa Parade 2025, a maior exposição de arte ao ar livre da Serra Gaúcha. À tarde, às 16h, está programada a abertura oficial da Colheita da Uva, outra tradição profundamente ligada à imigração italiana e à identidade cultural da região. 

Durante todo o ano de 2025, estão previstas atividades em diversas cidades do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre.   

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar