Professor e alunas da Escola de Saúde ficam em primeiro lugar em Congresso Nacional da ANAMT 

Crédito: Divulgação

O professor Fábio Dantas, da Escola de Saúde, alcançou o primeiro lugar na apresentação de trabalhos científicos durante o 21º Congresso Nacional da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.  

O Congresso Nacional da ANAMT, reúne especialistas, professores e pesquisadores de diversas instituições, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e inovações no campo da Medicina do Trabalho. O evento é considerado o maior da especialidade, reunindo mais de 2.000 médicos de todo o Brasil. 

O trabalho vencedor, intitulado “Catástrofe climática no Rio Grande do Sul e o risco de surtos de Hepatite A em um grande hospital de Porto Alegre: Avaliação da susceptibilidade e vacinação precoce de 183 trabalhadores da nutrição e da creche”, foi desenvolvido em parceria com as alunas do curso de Medicina, Martina Brandeburski Camargo, Andressa Goldman Ruwel, Flávia Céspedes Gurski e Paola Schneider, sob a orientação do professor Fabio Dantas. 

Crédito: Divulgação

A pesquisa surgiu em resposta às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul em 2024, avaliando a vulnerabilidade dos trabalhadores de um hospital universitário em Porto Alegre à Hepatite A e a necessidade de uma vacinação precoce. O trabalho concorreu com mais de 430 outras pesquisas submetidas ao congresso, destacando-se pela relevância e impacto na saúde pública em cenários de desastres climáticos. 

Este é o segundo título consecutivo do professor Fabio Dantas e da aluna Andressa Ruwel, que já haviam sido premiados no 29° Congresso Nacional de Medicina do Trabalho em 2023. A conquista reforça o compromisso da Unisinos com a excelência acadêmica e a produção científica na área de saúde, especialmente em temas de relevância social e emergencial. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar