Trabalho realizado pelo coordenador do Grupo de Pesquisa em Modelagem para Aprendizagem – GMAP e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas – PPGEPS, Fábio Piran, foi um dos contemplados no Programa Cátedras Brasil. O Cátedras procura absorver contribuições interdisciplinares e inovadoras nos campos de conhecimento correlatos à gestão, administração e políticas públicas, com o objetivo de agregar valor às atividades de produção e disseminação de conhecimento.
Fábio explica que o objetivo geral do trabalho é propor um framework de indicadores-chave de desempenho para empresas estatais em diferentes setores econômicos. “Para o desenvolvimento do framework proposto, serão utilizadas técnicas e conceitos relacionados a minha área de pesquisa no PPGEPS. A pesquisa poderá auxiliar na avaliação de desempenho financeiro, eficiência operacional, qualidade de serviço, inovação e impacto social de empresas estatais brasileiras. A melhoria do desempenho das empresas estatais pode representar a redução de custos e despesas públicas e melhoria nos serviços oferecidos aos cidadãos”.
Ainda segundo o coordenador, esse reconhecimento é importante, pois ajuda a consolidar as pesquisas realizadas pelo PPG e pelo grupo de pesquisa. “Espera-se contribuir com a avaliação de performance de empresas estatais e com a avaliação da eficiência de políticas públicas. Esses aspectos podem representar um novo horizonte em termos de contribuições do PPGEPS e GMAP com o setor público brasileiro”, afirma Fábio.
Para concluir, o professor diz acreditar ser uma oportunidade de a Unisinos estreitar os laços de pesquisa com a Escola Nacional de Administração Pública e gerar contribuições para o setor público brasileiro.