O ano é Olímpico e no dia 5 de agosto acontece a abertura das Olimpíadas Rio 2016 no Maracanã. Desde o dia 3 de maio, quando chegou em Brasília, a Tocha Olímpica percorre o país. Nesta semana, o símbolo do maior evento esportivo do planeta chegou ao Rio Grande do Sul e a Unisinos teve seu representante nesse importante momento.
O professor e coordenador da Graduação em Educação Física, Jorge Luiz Teixeira da Silva foi um dos condutores da Tocha Olímpica esta manhã, 8/7, em Novo Hamburgo. Ele percorreu 200 metros na Avenida Pedro Adams Filho, no centro da cidade. “O movimento olímpico é a expressão máxima da educação física. Carregar a Tocha Olímpica é especial pelo fato de ter participado de duas Olimpíadas, por ser no Brasil e estar na Região Sul. E mesmo que de forma indireta poder participar tem um significado especial”, afirma.
Jorge Silva foi atleta olímpico do salto triplo nas Olimpíadas de Barcelona (1992) e Seul (1988). Sobre as duas participações em Jogos Olímpicos, ele se diz satisfeito. “A sensação é de missão cumprida. Comecei na educação física, tínhamos grandes referências olímpicas que nos inspiravam a querer ser um atleta olímpico. O fato de ter conseguido participar das Olimpíadas dentro das condições daquele momento, faz com que eu me sinta satisfeito. Aquilo que foi proposto, foi concluído”, completa.
Durante os Jogos Olímpicos vão ser 19 dias de competição em que você vai poder se emocionar e torcer muito pelos atletas. São 306 provas valendo medalhas em 42 modalidades Olímpicas. Jorge acredita que o Brasil pode ter um bom desempenho nessa disputa. “O Brasil tem a maior delegação da história. O esporte teve um apoio significativo para as Olimpíadas. Mas uma das dificuldades para os atletas talvez seja a pressão por competir no Brasil. Por isso é importante um pouco mais de consciência na busca apaixonada pelos resultados”, conclui.
O encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016 acontece no dia 21 de agosto em cerimônia realizada também no Estádio do Maracanã.