Professor da Unisinos avança no ranking dos 100 principais pesquisadores em Ciência da Computação da América Latina

Crédito: Arquivo Pessoal

O professor Jorge Barbosa, da Escola Politécnica, foi novamente reconhecido entre os 100 principais pesquisadores em Ciência da Computação da América Latina, no ranking internacional Alper-Doger (AD) Scientific Index, que classifica o impacto e a produtividade de cientistas ao redor do mundo. Em 2024, Barbosa subiu 6 posições em relação ao ano anterior, alcançando o 64º lugar no ranking internacional que avalia o impacto das produções científicas na área. 

Para o Jorge, a conquista reflete o esforço coletivo de diversos colaboradores: “Fico bastante feliz, principalmente pela evolução no ranking. Essa evolução resulta do trabalho colaborativo com colegas professores e pesquisadores, orientandos, alunos e equipes de projetos. Agradeço aos parceiros de jornada”, comenta. 

O impacto das pesquisas do professor Jorge é amplamente difundido tanto no meio acadêmico quanto no setor tecnológico. Atuando nos Programas de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) e Engenharia Elétrica (PPGEL), ele destaca o alcance de suas produções: “O principal impacto acadêmico consiste na ampla difusão da produção criativa realizada em dissertações de mestrado e teses de doutorado nos Programas de Pós-graduação da Unisinos. A aplicação dessa produção resulta no impacto tecnológico envolvendo o desenvolvimento de soluções em diferentes setores da sociedade, como Acessibilidade, Agricultura, Educação, Indústria e Saúde.” 

O reconhecimento no ranking não só fortalece a trajetória do professor, como também traz visibilidade para a Unisinos e estimula novos avanços. “Considerando o crescimento no ranking entre 2023 e 2024, surge como expectativa a melhoria de posição em 2025. Acredito que o principal impacto consiste na visibilidade alcançada pela Unisinos, pois o ranking é visitado por professores, pesquisadores, alunos e profissionais de todo o mundo. Além disso, essa conquista serve de estímulo para o grupo que vem colaborando para a produção qualificada que nos colocou nessa posição de destaque”, afirma. 

Excelência acadêmica

O decano da Escola Politécnica, Sandro Rigo, também ressaltou a importância da conquista para a universidade:

“É uma grande satisfação a notícia deste reconhecimento da qualidade e abrangência do trabalho do professor Jorge Barbosa, colocado como destaque na comunidade científica da América Latina. O resultado evidencia o impacto percebido junto da comunidade científica pelo excelente trabalho desenvolvido pelo professor nos Programas de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) e Engenharia Elétrica (PPGEL) da Escola Politécnica.

Além disso, podemos destacar os impactos internos positivos para o grupo de alunos que atuam em conjunto com ele, que naturalmente são motivados pelo alto nível de qualidade envolvido nas pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidas.” 

Para a Escola Politécnica, esta é uma notícia que reforça as dimensões de excelência acadêmica e o desenvolvimento da área de Computação previstos no atual Planejamento Estratégico e no posicionamento da Escola. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar