Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito, Lênio Streck, é o segundo jurista mais citado do mundo na categoria Jurisprudence (Filosofia/Teoria do Direito). Essa informação faz parte do AD Scientific Index 2025, que ranqueia pesquisadores de todo o mundo com base em citações em publicações acadêmicas.
Ser reconhecido como o segundo jurista mais citado do mundo na categoria Teoria do Direito, para Lênio, é como uma indicação ao Oscar, representando o reconhecimento da relevância de uma produção acadêmica que se dedica à crítica e à reflexão profunda sobre o Direito e suas implicações na sociedade. “Mais do que um destaque individual, este reconhecimento reforça a importância de um pensamento jurídico comprometido com a construção de uma hermenêutica constitucional que dialogue com os desafios democráticos do nosso tempo. Estar nesse espaço significa afirmar que o Direito pode e deve ser um instrumento de transformação”, explica o professor.
De acordo com o estudo, Lênio foi citado em 20.758 trabalhos acadêmicos. Entre os dez mais citados, o jurista brasileiro é o único que não pertence a um país da América do Norte.
“O lugar no ranking do AD Scientific Index 2025 é particularmente significativo porque reflete um trabalho que prioriza a interdisciplinaridade, o rigor teórico e o enfrentamento das questões estruturais do Direito, para além de modismos ou simplificações acadêmicas. Esse reconhecimento internacional simboliza não apenas o impacto das ideias, mas também o valor de contribuir para a formação de uma comunidade jurídica global mais crítica, reflexiva e comprometida com os valores democráticos. Mais do que um prêmio, trata-se de um convite a persistir no papel transformador que a ciência jurídica pode desempenhar”, afirma o professor da Escola de Direito.
Além do lugar de destaque mundial na Teoria do Direito, Streck é o terceiro jurista mais citado na América Latina em todos os ramos do Direito.
Para conferir o link, clique aqui.
Sobre a AD Scientific
O AD Scientific Index fornece uma visão abrangente da relevância científica em diversas áreas do conhecimento, cobrindo 197 disciplinas principais e subdisciplinas. Entre elas estão rankings específicos para Ciências Humanas e Sociais, como Art and Humanities Citation Rankings e Social Sciences and Humanities Citation Rankings.