Presidente do TJ/RS palestra na abertura da Semana Acadêmica do curso de Direito

Crédito: Divulgação

Na noite de segunda-feira (21/10), o curso de Direito da Unisinos deu início a sua Semana Acadêmica, que seguiu até quinta-feira (24/10), no Anfiteatro Pe. Werner, no campus de São Leopoldo. No primeiro dia, o reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, recepcionou o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador Alberto Delgado Neto, painelista do evento, que falou a alunos e professores sobre “o Poder Judiciário gaúcho”.

Crédito: Divulgação

O magistrado fez um relato acerca do trabalho do Judiciário no combate aos reflexos causados pelos episódios de tragédias climáticas de maio deste ano, e no esforço em garantir que as atividades da área não parassem. Segundo o desembargador, 20 prédios ligados ao Judiciário no Estado foram atingidos pelas águas, 14 deles somente em Porto Alegre. Mesmo assim, o órgão nunca deixou de prestar jurisdição.

“O homem não está cuidando corretamente do meio ambiente, e esta é uma das principais causas da catástrofe ocorrida, que poderá ser registrada brevemente em outras regiões brasileiras, caso não ocorra uma mudança de postura e de consciência da sociedade”, disse o desembargador. Ele lembrou ainda que, durante as enchentes, foi criado o Comitê Interinstitucional de Apoio e Monitoramento para os Serviços Judiciários no Estado, composto por representantes dos Tribunais sediados no Rio Grande do Sul. Além disso, um apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) garantiu o repasse de mais de R$ 200 milhões aos municípios em calamidade pública.

Delgado Neto aproveitou a oportunidade para incentivar os alunos a terem foco nos estudos, e não desistirem de cuidar da sociedade, porque essas são funções do Direito. Além disso, ressaltou a importância de todas as profissões jurídicas para a construção de uma sociedade melhor.

A relevância da magistratura

De acordo com o decano da Escola de Direito, Miguel Wedy, a temática da palestra é pertinente pela importância do Poder Judiciário dentro da democracia e do Estado de Direito, e pelos imensos desafios que o Direito terá diante da evolução da tecnologia, como a Inteligência Artificial (IA). “A carreira da magistratura continua a ser relevante e seguirá assim nos próximos anos, mesmo com os avanços tecnológicos”, destaca o professor.

Para Wedy, a presença do desembargador na abertura da Semana Acadêmica foi significativa, porque os alunos puderam não apenas ouvi-lo, mas também conversar com ele. “Alberto Delgado Neto é ex-aluno da Unisinos, onde fez o mestrado, e agora tem a oportunidade de discutir com os estudantes o futuro da carreira da magistratura e os desafios do Poder Judiciário”, diz o decano.

O coordenador do curso de Direito, Gustavo Olsson, explica que o Direito é um conjunto de normas que regula o funcionamento da sociedade, permitindo que as mais diferentes pessoas e interesses consigam conviver. “É importante que o aluno perceba que a sua formação é elemento diretamente relacionado com a atuação prática na sociedade, que está sempre conectada com o bem-estar social”, observa o professor. “E nada melhor para os estudantes compreenderem isso do que a convivência com os profissionais do Direito”, destaca.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar