Presidente anuncia medidas do governo federal para o enfrentamento às enchentes no RS, na Unisinos

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na quarta-feira, 15/5, o campus de São Leopoldo da Unisinos recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, junto de sua comitiva, comunicou à imprensa as medidas do governo federal de enfrentamento às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Na oportunidade, Lula visitou o abrigo montado dentro do Centro de Esporte e Lazer da Universidade acompanhado do reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, e do vice-reitor, Artur Jacobus. Também estiveram na visita a primeira-dama, Janja Silva, o governador do RS, Eduardo Leite, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, entre outras autoridades.

Visita às instalações no abrigo

Logo que chegaram na Unisinos, Lula e Janja conheceram os espaços onde os abrigados estão alojados e conversaram com muitos deles. Entre abraços e palavras de consolo, muitas histórias foram ouvidas, inclusive de crianças e idosos, com o presidente indicando ajuda para aqueles que perderam suas casas. A primeira-dama também aproveitou para saber mais sobre o espaço destinado aos animais.

Em seguida, eles visitaram o Laboratório de Gastronomia, onde os voluntários produziam cerca de 10 mil refeições por dia para as pessoas abrigadas no campus. Lula conversou com os voluntários sobre a rotina deles e agradeceu aos serviços prestados.

No helicóptero da Força Aérea Brasileira, doações também foram entregues e destinadas aos abrigos de São Leopoldo. Entre os itens estavam: cobertores, produtos de higiene, roupas íntimas e cestas básicas.

Anúncios em coletiva

Entre as medidas anunciadas pelo presidente está a criação de uma secretaria extraordinária para reconstrução do RS. O ministro chefe da secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, foi o nome escolhido para liderar a pasta.

O principal programa anunciado foi o Auxílio Reconstrução, que concederá R$ 5.100,00, via pix, para cada família atingida para repor equipamentos e outros bens perdidos. Outra ação foi a garantia para as famílias que tiveram as casas perdidas na enchente, e que se encaixam dentro do perfil de renda do Minha Casa Minha Vida nas faixas 1 e 2, onde 100% delas terão suas casas de volta.

Outras possibilidades são: a compra dos imóveis que estão em processo de leilão da Caixa e do Banco do Brasil, por causa de inadimplência, e que estejam desocupados; e a possibilidade de adquirir imóveis em fase de obras, ou já concluídos, diretamente das construtoras.

Além disso, o governo federal vai permitir que trabalhadores com carteira assinada possam sacar do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), nas cidades atingidas, até o valor de R$ 6.220, independentemente do intervalo de 12 meses. Ainda, os beneficiários do seguro-desemprego no Rio Grande do Sul terão direito a duas parcelas adicionais.

No encerramento de seu anúncio, Lula fez questão de agradecer ao reitor pelo trabalho que está sendo realizado na Unisinos. “Na universidade, a gente não aprende só a profissão, aprendemos a ser humanistas, aprendemos a pensar e agir com o coração. Então, meu querido Pe. Sérgio, vocês não têm noção da gratidão que eu estou sentindo”, afirmou o presidente.

Participaram do momento: o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o ministro do Desenvolvimento, e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; a ministra da Saúde, Nísia Trindade; a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e o ministro das Cidades, Jader Filho.

Ações realizadas pela Unisinos

Há cerca de 30 dias, a Unisinos abriga mais de 1500 pessoas com o apoio de 600 voluntários e atua em diversas frentes de solidariedade por meio de suas Escolas. 10 mil refeições são produzidas diariamente para atender pessoas abrigadas no campus. Equipes de segurança atuam 24h com apoio da Guarda Municipal, Polícias Civil e Federal.

A Universidade conta com ambulatório, farmácia, atendimento psicológico e odontológico, recreação, conserto de eletrônicos e diversas outras ações. A instituição acolheu em sua biblioteca um hospital de campanha para transferência de leitos do Hospital Centenário. Desenvolveu um sistema de tratamento simplificado de água com capacidade de produção de 1500l por hora.

Em Porto Alegre, abrigamos um hospital de campanha para cirurgia em animais. A Unisinos se tornou um importante ponto de recebimento de doações.

Desde o dia 24/5, em acordo com a prefeitura, foi dado início à desativação gradual do abrigo no campus de São Leopoldo, com o encerramento das atividades previsto para esta quarta-feira, 29/5. E essa frente de solidariedade não para com a desativação do abrigo. A Unisinos continuará prestando serviços de suporte psicossocial, consertos de eletroeletrônicos, plataformas de apoio à comunidade e encaminhamento de doações, fortalecendo a corrente de solidariedade que se formou para a reconstrução do RS.