Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – Comitesinos – sob orientação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, lançou na quinta-feira, 03 de julho, o 1º Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. A inciativa busca o desenvolvimento sustentável da região pelas próximas décadas e se divide em dez grandes temas: Redução de cargas poluidoras, Monitoramento Quali-quantitativo, Proteção e Controle de Cheias, Aumento da Disponibilidade Hídrica, Otimização de Demandas de Água, Gestão de Áreas Protegidas, Vazão Ecológica, Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos, Educação, Mobilização e Comunicação, além de Acompanhamento e Implementação.
As diretrizes do projeto levam em conta atividades que façam uso das águas no Plano de Bacia. Para tanto definem valores mínimos de vazão, critérios de eficiência e economia, e outros parâmetros que justifiquem a concessão de licença para empreendimentos da indústria, setor primário ou empresas de saneamento. O evento buscou dar visibilidade às orientações técnicas contidas no Plano de Bacia. O objetivo foi informar à comunidade que vive e trabalha na região para que seja parceira no esforço de melhorar a qualidade das águas locais e assegurar seu uso por todos.
Lançamento Oficial
Durante a cerimônia, o presidente do Comitesinos, Arno Kaiser, relembrou de quando tudo começou. “Hoje acontece a finalização de um longo processo que iniciou em 2007, após a morte de milhares de peixes na maior tragédia ambiental do Rio dos Sinos”. Para o presidente o projeto será importante para recuperação e manutenção da qualidade da água. “Obras de saneamento e educação ambiental são exemplos de como o plano já está fazendo a diferença, antes mesmo de seu lançamento”, enfatizou.
O promotor de justiça, Alexandre Saltz, que esteve presente na solenidade afirmou: “Agora é necessário tirar este plano do papel. Este é o primeiro passo, o resto depende de nós. A vida deste rio é a vida da região”.
O secretário do meio ambiente do Rio Grande do Sul, Neio Lúcio Pereira, lembrou que apesar do sistema de gestão de recursos hídricos já ter vinte anos, ainda é um programa novo, em muitos aspectos. “A Bacia dos Sinos é a segunda bacia estadual a receber um plano de política ambiental”, destacou.
“Esta é uma festa cívica que mostra como é possível a construção da democracia em nosso país, com um ato que une sociedade civil e poderes políticos”
Padre Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos
O evento foi finalizado com a fala do reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino. “Esta é uma festa cívica que mostra como é possível a construção da democracia em nosso país, com um ato que une sociedade civil e poderes políticos. Este é um encontro de várias forças culturais, educacionais e políticas numa convergência de interesses. Viva a Bacia Hidrográfica dos Sinos”, encerrou.
Confira os depoimentos que as autoridades deram para a TV Unisinos.