O Prêmio Roser anunciou na terça-feira, 05, os ganhadores de 2023. Bem-estar, sustentabilidade e empreendedorismo foram alguns dos temas apresentados pelos projetos. A equipe Daime Bier foi a vencedora, em segundo lugar ficou a EcoCapture e a terceira colocada foi a Sports Out.
Na abertura, o gestor executivo do Tecnosinos e de Inovação e Tecnologia da Unisinos, Silvio Bitencourt da Silva, ressaltou a trajetória consolidada da maratona. “Para nós, é motivo de orgulho conduzir mais uma edição do Roser, uma iniciativa que atraiu e já ajudou a desenvolver tantos projetos interessantes que se tornaram casos de sucesso”, afirma.
Neste ano, os times participaram de encontros online que abordaram temáticas relacionadas ao mercado, tecnologia, gestão, capital, perfil empreendedor e impacto. O objetivo das atividades foi capacitar as equipes para a identificação e solução de problemas, a elaboração de ideias de negócios, provas de conceito, roteiros de desenvolvimento, estratégias de marca e diferenciação, criação de funil de vendas, além da construção e elaboração de um pitch para atrair investidores.
Ao final, a banca avaliadora composta pelo secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) de São Leopoldo, Mário Rosito; pela sócia e co-fundadora da Viggas Co.Lab, Izabel dos
Santos; pelo CSO da 4all, Jorge Ferreira; pela coordenadora de cursos no Senac Tech, Patrícia Couto; e pelo publicitário e diretor criativo, Mauro Silva, assistiu às apresentações e escolheu a equipe vencedora Daime Bier.
O time que conquistou o primeiro lugar receberá 6 meses de pré-incubação e 12 meses de incubação gratuita para o desenvolvimento do projeto empreendedor na Unitec. O segundo e terceiro colocados receberão 6 meses de pré-incubação, um curso de extensão para cada membro da equipe e 4 horas de workshop. Além disso, os três grupos terão a oportunidade de participar do Workshop “Desenvolvendo Competências Intra e Empreendedoras para Soluções Criativas e Inovadoras” com a AMA – Academia Mentes Audazes.
Conheça os vencedores
1º lugar: Daime Bier
Integrantes: Elisa Priori, Rodrigo Gomes e Luciana Maines
A equipe apresentou uma solução que conecta a cadeia de valor do mercado cervejeiro artesanal. A ideia é reunir consumidores, estabelecimentos, fornecedores e produtos na mesma plataforma.
2º lugar: EcoCapture
Integrantes: Rafaela Nienow, Schana Andréia da Silva
Foi desenvolvido um filtro feito de material reutilizável que absorve dióxido de carbono em equipamentos industriais.
3º lugar: Sports Out
Integrantes: Ana Maria Ramos Silveira, Igor Bernardo Daudt, João Pedro Lorini Ribeiro, Nicolas Fernandes Kologeski e Chrystian Alves Martins
Uma plataforma que conecta pessoas interessadas na prática esportiva.
Sobre o Prêmio Roser
Uma das maratonas mais desafiadoras de empreendedorismo, o Prêmio Padre Francisco Xavier Roser SJ de Empreendedorismo de Inovação tem o objetivo de impulsionar a criação de iniciativas por meio de projetos de pesquisa. A
competição incentiva jovens a transformar suas ideias em soluções para o mercado.
O prêmio é promovido pela Unisinos, por meio da Unitec e do Tecnosinos, com execução da AMA – Academia de Mentes Audazes. É direcionado a estudantes de ensino médio, ensino técnico, graduação e pós-graduação de todo o Brasil, além de professores, funcionários da Universidade e de empresas do Parque Tecnológico.