O Prêmio Roser anunciou na última segunda-feira, 28, os ganhadores de 2022. Em uma edição marcada pelo número expressivo de inscrições e participantes, o resultado refletiu a diversidade de temas dos projetos. A banca final selecionou em primeiro lugar a equipe Upcy Foods. Em segundo lugar ficou a Artequi e a terceira colocada foi a Lente DPM.
Neste ano, a maratona online contou com a participação de 16 equipes que, ao longo da semana, estiveram envolvidas em workshops e mentorias coletivas. Foram trabalhados conteúdos relacionados ao mercado, tecnologia, gestão e perfil empreendedor com o objetivo de capacitar os times para a descoberta e solução de problemas, modelagem de ideias e negócios, entre outros assuntos.
O gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt, ressalta a consolidação da competição empreendedora. “Nesta edição, que contou com o maior número de participantes, percebemos uma evolução na qualidade das propostas, a maior participação feminina e a ênfase em projetos que prezam pela ‘inovabilidade’, integrando inovação e sustentabilidade, com destaque para a equipe vencedora”, pontua.
Para o co-fundador e CEO da Ventiur, Sandro Cortesia, a maratona oferece aos participantes uma oportunidade de vivenciar na prática os desafios de ter um negócio. “Esse apoio intensivo é muito rico porque permite que as equipes experimentem em um curto espaço de tempo como é essa jornada de empreender, fazendo as validações necessárias da ideia e desenvolvendo habilidades”, explica.
A equipe vencedora Upcy Foods vai receber 12 meses de incubação gratuita para o time, visando o desenvolvimento do projeto empreendedor na Unitec e uma vaga para o processo de Warm Up de pré-aceleração Ventiur. O time Artequi, segundo lugar, recebe três meses de pré-incubação gratuita na Unitec, um curso de extensão presencial de até 60 horas de duração para cada integrante na Unisinos e três horas de mentoria de negócios Ventiur. Já o terceiro colocado Lente DPM recebe três meses de pré-incubação gratuita na Unitec, um curso de extensão presencial de até 60 horas de duração para cada integrante na Unisinos e uma hora de mentoria de negócios Ventiur.
Conheça as equipes vencedoras
1º lugar: Upcy Foods
Integrantes: Gabriela Fleck e Angela Oliveira
Solução: Transformação de excedentes da indústria alimentícia em novos produtos, resultando em uma simbiose industrial a cada novo produto.
2º lugar: Artequi
Integrantes: Alessandra Teribele, Waldo Costa e Virginia Vannini
Solução: Uma plataforma com marketplace que conecta arquitetos e obras de arte.
3º lugar: Lente DPM
Integrantes: Andressa Goldman Ruwel e Victoria Boeira Duarte
Solução: Um aplicativo de detecção precoce de melanoma.
Sobre o Prêmio Roser
Uma das maratonas mais desafiadoras de empreendedorismo, o Prêmio Padre Francisco Xavier Roser SJ de Empreendedorismo de Inovação tem o objetivo de impulsionar a criação de iniciativas por meio de projetos de pesquisa. A competição incentiva jovens a transformar suas ideias em soluções para o mercado.
O prêmio é promovido pela Unisinos, por meio da Unitec e do Tecnosinos, com execução da aceleradora Ventiur. É direcionado a estudantes de ensino médio, ensino técnico, graduação e pós-graduação de todo o Brasil, além de professores, funcionários da Universidade e de empresas do Parque Tecnológico.