Teorizadah

Projeto realizado no PPG em Comunicação aproxima a pesquisa e os pesquisadores da comunidade

Crédito: Divulgação

O Teorizadah é um projeto multiplataforma que apresenta uma série de podcasts onde fala da trajetória de diversos pesquisadores que estão na Unisinos ou passaram pela Universidade durante sua formação acadêmica. A iniciativa foi desenvolvida por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos. São 13 episódios em que pesquisadores falam de suas carreiras e suas reflexões sobre as teorias e a pesquisa em Comunicação. Entre os temas abordados estão audiovisualidades, gênero, cultura pop, midiatização, publicidade e educomunicação.

No Medium, o Teorizadah tem um canal que apresenta conteúdos criados por 20 alunos de mestrado do PPG em Comunicação, de todas as linhas de pesquisas, a partir da atividade acadêmica de Teorias da Comunicação e conta com 16 entrevistas com pesquisadores internacionais. São eles: Adrian Padilla, Andreas Hepp, Erick Torrico, Gabriella Lukács, Göran Bolin, Jamie Woodcock, Jorge La Ferla, Juan Miguel Aguado e Inmaculada Martínez, Lucy Robinson, Mario Carlón, Mark Andrejevic, Mark Deuze, Ramón Salaverría, Rita Figueiras, Will Straw, e Xavier Aldana Reyes.

“O podcast teve como objetivo conhecer as trajetórias de pesquisa de egressos e professores do PPG em Comunicação da Unisinos. Por que decidiram cursar mestrado e doutorado? Como foi a experiência na Unisinos? Como foram descobrindo o mundo acadêmico? Quais as teorias da comunicação mobilizadas? Como eles enxergam o futuro da pesquisa em comunicação? Já o Medium teve como objetivo entrar em contato com pesquisadores internacionais de referência no âmbito da Comunicação para discutir o presente e o futuro das teorias da comunicação – quais são as tendências”, explica Rafael Grohmann coordenador do projeto.

O pesquisador destaca que o projeto foi incrementado com a criação de um Instagram que contou com a ajuda da professora Adriana Amaral e dos trabalhos realizados por 15 mestrandos e doutorandos da atividade acadêmica Estudos em Comunicação e Cultura Digital. “No Instagram, houve a produção de vídeos explicando conceitos da comunicação digital”, comenta.

Rafael afirma que, a partir de agora, o Teorizadah poderá ser usado por várias atividades acadêmicas do PPG, tendo um enorme potencial para repercussões futuras. “A comunicação científica – em vários formatos e estilos – deve estar no perfil de cada graduando, pós-graduando e egressos da Unisinos. Não é algo acessório ou ‘a mais’, mas está no cerne das conexões entre ensino, pesquisa e extensão”, finaliza.