Experiência em Portugal

Professora do PPG em Ciências Sociais da Unisinos relata seu aprendizado no estágio pós-doutoral da Universidade de Coimbra

Crédito: Acervo pessoal

O estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra está propiciando um excelente ambiente acadêmico, acesso a diversos recursos e eventos científicos e contato com pesquisadores de diferentes áreas, relativas às temáticas em foco no projeto que estou desenvolvendo.

Esse estágio pós-doutoral se insere no esforço coletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) de atingir e manter a excelência acadêmica através da internacionalização. O professor Pedro Hespanha, orientador, tem um instigante trabalho com a articulação entre a saúde mental, a reforma psiquiátrica no Brasil e em Portugal e a economia solidária.

Ao analisar os processos de implementação da reforma psiquiátrica em seu país, o autor descortina elementos importantes dos impasses institucionais, políticos e sociais que se produziram. Articula, assim, a perspectiva da cultura, da saúde mental e das instituições em mudança. Dialogando com as pesquisas do caso brasileiro, o autor lança também luzes sobre as identidades, cotidianos e estratégias econômicas que os sujeitos elaboram nas suas trajetórias pessoais e coletivas, nos levando a compreender em maior profundidade o empreendedorismo dos sujeitos em situação de vulnerabilidade social.

Minha relação com o CES vem do ano de 2003, quando realizei um estágio sanduíche, sob orientação do professor Boaventura Sousa Santos. Posteriormente, já como docente e pesquisadora do PPGCS da Unisinos, o intercâmbio com o CES prosseguiu na modalidade Missões Exploratórias. A cooperação, que na época foi possibilitada pelos recursos concedidos no Edital CNPq 30/2006, prosseguiu com o sucesso que obtivemos no Edital 18/2007, e avançou significativamente com pesquisa comparativa internacional, a qual gerou a publicação do Dicionário Internacional da Outra Economia, envolvendo 60 pesquisadores de vários países, publicado pela Editora Almedina em 2009.

Nessa ocasião, a Unisinos e o CES celebraram um convênio, ativo desde então nas modalidades de trânsito docente e discente entre as instituições (participação em eventos e estágios sanduíches de doutorados e doutorandas). O professor Hespanha foi várias vezes ao Brasil pesquisar e ministrar seminários, mostrando-se um pesquisador sênior que muito tem a contribuir com sua expertise em vários temas. Nos últimos anos, ele tem se envolvido em pesquisas comparativas sobre os modelos de atenção à saúde mental no Brasil e em Portugal, na perspectiva sociológica.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar