Aluno relata sua experiência no Top Espanha

Estudante de Administração fala sobre o aprendizado que o intercâmbio trouxe para sua vida

Apesar de ser conhecida por seus monumentos históricos, preservados desde a Idade Média, com catedrais, palácios e museus que retratam as épocas clássica e barroca, Salamanca respira ares modernos. Afinal, são cerca de 32 mil estudantes dentre os 160 mil habitantes, contraste que torna a cidade um centro histórico vivo e alegre.

Os estudantes geralmente são provenientes de diversas comunidades espanholas e, nos meses de verão, período de férias escolares, a cidade é tomada por várias nacionalidades. Estudantes de diversas partes do globo viajam até a cidade para aprender e aprimorar a língua espanhola. Salamanca tem a fama de ser o lugar onde se fala o espanhol mais puro da Espanha – o castelhano, o que torna a cidade um lugar excepcional para aprender espanhol.

Foto Arquivo Pessoal

A Universidade de Salamanca, diferente de instituições tradicionais que estão concentradas em lugares específicos (campus), tem seus prédios e instalações dispersados por toda cidade, fazendo uma completa integração entre a vida acadêmica e o dia a dia dos moradores. Por ser uma cidade não muito grande, os estudantes podem ir praticamente a todos os lugares a pé. A Universidade é a segunda mais antiga do mundo, já graduava estudantes muito antes de o Brasil ser descoberto.

O curso realizado de língua espanhol consistia em três horas diárias, sendo duas horas de gramática e uma hora de uma disciplina optativa, em que se destacam a conversação e redação, cultura espanhola e espanhol dos negócios, sendo as mais escolhidas pelos estudantes. As turmas são compostas por no máximo 15 pessoas de diversas nacionalidades, o que ajuda o melhor aprendizado e interação entre os alunos.

Foto Arquivo Pessoal

Dentre os aspectos positivos do curso, a interação cultural entre os estudantes merece destaque. Poder realizar um curso com pessoas de diversas partes do mundo, como franceses, chineses, alemães, italianos e muitos outros, enriquece mais a experiência vivida. Percebe-se que o curso oferecido pela Universidade de Salamanca não é apenas um simples curso de línguas, vai mais além, é um aprendizado de vida, uma experiência que certamente todos guardaram para sempre em suas memória.