Aluna da Graduação tem artigo publicado no Empório do Direito

Estudante relata sua conquista

Crédito: Juliana Borgmann

O site Empório do Direito é um dos maiores sites jurídicos, onde grandes mestres, doutores e professores do Direito da Unisinos publicam os seus artigos referentes à sua área de atuação ou referentes a um assunto da atualidade jurídica. E, neste mesmo site, foi aprovado e publicado o texto do assunto “Transcendência do dano existencial no âmbito da reforma trabalhista: o dano existencial nas relações de trabalho, à luz da reforma trabalhista”.

Este artigo apresenta a análise, no Direito Brasileiro, da doutrina do dano existencial no contexto trabalhista. Com os efeitos da Reforma Trabalhista que terão no dano da existência, e considerando os novos parâmetros em que foram fixados os danos na responsabilidade extrapatrimonial, se incluído no dano existencial.

O artigo conta com uma das principais referências de pesquisa, o livro “Inquietações sobre o dano existencial no direito do trabalho: o projeto de vida de relação como proteção à saúde do trabalhador”, de Guilherme Wünsch, que leciona na instituição como Doutor em Direito do Trabalho, professor do Curso de Direito em Direito do Trabalho e como coordenador da Especialização em Direito e Processo do Trabalho da Unisinos, e de seus colegas advogados Marta Lúcia Tittoni e Rodrigo Wasem Galia. Entre outras grandes doutrinas usadas como fontes de pesquisa.

A conquista de ser colunista no espaço do estudante do site Empório do Direito pela primeira vez é fundamental para a carreira da advocacia depois de formada. Com isto, traz um peso maior também para o currículo acadêmico, ou seja, acaba se gostando e se motivando para ganhar mais experiência na área da linguagem, que é o único instrumento de que dispõe o advogado para exercer sua profissão.

Então, para se atingir um objetivo fundamental, que é convencer o leitor, o profissional do Direito deve ser capaz de escrever bem, e não seria exagerado afirmar que não existe alguém que escreva mal e seja um bom advogado. No entanto, esta conquista é fundamental para motivar outros que se iniciam no Direito, para escrever mais. O site Empório do Direito me deu uma grande oportunidade para praticar a minha escrita, e ser reconhecida por isto. É muito importante, porque todas as profissões têm um vocabulário técnico, que serve como um atalho para simplificar a comunicação e evitar equívocos, e é só na prática que se aprende e que se adapta ao vocabulário técnico.

Confira o artigo aqui.