Os coordenadores dos 25 PPGs da Unisinos se reuniram nessa segunda-feira, no Intituto Tecnológico em Alimentos para a Saúde – itt Nutrifor, para planejar o próximo semestre docente na universidade.
Na ocasião, o diretor da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós Graduação, Alsones Balestrin, fez questão de integrar os institutos tecnológicos junto a todos os programas na promoção da verdadeira transdisciplinaridade que as pesquisas tanto requerem. “Enquanto os programas de PPG têm força na formação de mestres e doutores, os institutos têm na sua plataforma principal a transferência de conhecimento para o mercado. E os problemas que esse mercado encontra são sempre complexos. Com a integração de todas as Escolas, entregaremos soluções transdisciplinares”, afirma Balestrin.
”Enquanto os programas de PPG têm força na formação de mestres e doutores, os institutos têm na sua plataforma principal a transferência de conhecimento para o mercado”
Alsones Balestrin, diretor da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós Graduação
Além desta troca, o incentivo a bolsas de pós-doc e à internacionalização também foram pauta no encontro. Para Dorotea Kersch, diretora adjunta da Unidade de Pesquisa, um pesquisador precisa trocar com outros países e culturas e publicar em periódicos internacionais. “Nossos professores devem dar um caráter global à sua pesquisa local, participar de eventos internacionais – tanto no Brasil, quanto no exterior, onde têm aceitos seus trabalhos avaliados pelos pares – e interagir com pesquisadores de outros países, pesquisando e publicando com eles”, avalia.
A integração entre os PPGs e os institutos tecnológicos já trazem contribuições concretas, como a pesquisa sobre as vantagens funcionais dos grãos de arroz, da aluna do Mestrado Profissional em Nutrição e Alimentos, Amanda Dupas de Matos, que contou com o apoio do itt Nutrifor. A dissertação resultante da pesquisa da discente foi o primeiro trabalho a ser defendido em banca dessa pós-graduação.