No dia 16/10 foi celebrado o Dia Mundial da Alimentação que, dedicado à conscientização a respeito da segurança alimentar global, compõe o calendário da Semana de Alimentação do Estado do Rio Grande do Sul. Neste ano, o tema da semana, foi “Sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis no enfrentamento da fome e na promoção da segurança alimentar e nutricional” e diversas atividades foram desenvolvidas em todo o Estado, entre 10 e 16 de outubro.
O encontro Pic Nic, promovido por alunos e professores do curso de Nutrição e da Residência em Atenção Básica, contou com a participação do Conselho de Segurança Alimentar de São Leopoldo (COMSEA-SL) e do Banco de Alimentos do Vale dos Sinos (BAVS). Foram realizadas reflexões a partir do livro Da Fome à Fome: diálogos com Josué de Castro, publicado pela Cátedra Josué de Castro/USP, em 2022, e que, apesar de ter sua primeira edição publicada há 75 anos, com o título Geografia da fome, ainda se mostra atual em relação à realidade do acesso ao alimento e à segurança alimentar no Brasil.
Durante o Pic Nic, os participantes puderam discutir ações e posicionamentos que dão visibilidade ao direito humano de acessar o alimento, com foco naquilo que é fundamental para quem trabalha com alimentação e nutrição e atua, especialmente, no cenário estarrecedor da fome, buscando alternativas e ações que a combatam.
Trazer o tema da fome para o debate acadêmico é resgatar as origens da Nutrição enquanto ferramenta de transformação social, promovendo reflexão sobre as realidades políticas, sociais e econômicas da atualidade. Discutindo o impacto do sistema alimentar vigente no retorno da fome ao país, bem como as situações de insegurança alimentar e as alternativas viáveis e sustentáveis para a sociedade.