A Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil de Gregório Giannakos, que realizou seus experimentos no instituto tecnológico itt Performance da Unisinos, foi reconhecida com o 1º lugar no 1° Prêmio Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – ANTAC de Teses e Dissertações, na categoria de sistemas prediais e tecnologias de sistemas e processos construtivos. A premiação, promovida pela ANTAC, destacou o estudo como uma contribuição importante para a segurança contra incêndios em fachadas, um tema ainda pouco explorado no Brasil.
O projeto teve início após um convite do professor e coordenador do ittt, Roberto Christ, durante a Especialização em Patologia e Desempenho das Construções, também na Unisinos. Na época, o estudante cogitava seguir outro caminho em seu mestrado, mas a proposta de estudar a compartimentação vertical em fachadas pele de vidro despertou maior interesse. “Foi um grande desafio, pois a bibliografia nacional sobre o tema é quase inexistente, e o ensaio que realizamos nunca havia sido feito no Brasil”, comenta Gregório.
A pesquisa analisou o desempenho de um sistema de selagem perimetral para compartimentação vertical em fachadas nos moldes preconizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) através da metodologia descrita pela ASTM E2307. Durante o processo, também foi possível estudar o leapfrog, fenômeno que contribui para a propagação vertical do fogo, o que ampliou ainda mais a relevância científica do trabalho.
Segundo o mestre em Engenharia Civil, o itt Performance foi fundamental para o sucesso da pesquisa. “A equipe qualificada de todo laboratório ajudou em cada detalhe, desde a montagem do aparato até a calibração dos equipamentos. Tivemos diversos debates técnicos para garantir a precisão dos ensaios”, destaca . Gregório também enfatiza como a experiência no instituto foi decisiva para o aprofundamento de seu interesse na área de segurança contra incêndios.
A ANTAC, fundada em 1987, reúne pesquisadores e técnicos com o objetivo de promover o desenvolvimento e a transferência de conhecimento no campo da tecnologia do ambiente construído. A associação também publica a renomada revista Ambiente Construído, uma importante plataforma para divulgação de pesquisas acadêmicas.
Além do reconhecimento da ANTAC, o pesquisador acredita que o estudo abrirá novas oportunidades de pesquisa e desenvolvimento na área. “Este trabalho foi desafiador e acredito que poderá incentivar mais pesquisas sobre o tema de forma a contribuir significativamente para o avanço da segurança contra incêndio no Brasil”, finaliza Gregório.